Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci apresenta Diagnóstico Municipal de Controle Interno em Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) apoiou o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2023). Durante o evento, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, palestrou sobre “Macrofunções do Sistema de Controle Interno: Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Auditoria Interna”.
Fontenelle apresentou as macrofunções do Controle Interno com exemplos de boas práticas dos membros do Conaci na Auditoria Interna, Corregedoria, Integridade, Combate à Corrupção e Transparência.
Além disso, falou sobre os resultados dos diagnósticos de CI que foram promovidos nos estados, capitais e municípios, com o intuito de mensurar o nível de estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno (UCCIs) no Brasil. “O Diagnóstico é hoje o nosso principal retrato das estruturas de controle interno que nós temos em nosso país, e muito foi a partir do apoio institucional dos tribunais de contas para que os municípios respondessem o questionário”.
Segundo o presidente, os diagnósticos não foram feitos para ranquear os entes federativos e sim para mensurar o que cada estado, capital e município precisa diante de pautas como Lei Anticorrupção, Integridade e Transparência.
Confira os resultados dos diagnósticos abaixo: