Conaci apresenta case de Gestão de Riscos em experiência internacional

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou, nos últimos três dias, 17, 18 e 19 de outubro, da reunião do Pempal (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning), em Tashkent, no Uzbequistão. O Conselho participa do encontro da Comunidade Prática de Auditoria Interna (IACOP) que teve como tema a Sinergia da Auditoria Interna Pública com Outras Reformas. Além disso, Grupo de Trabalho de Controle Interno debateu o Design Eficaz e Implementação da Gestão de Riscos no Setor Público.

Fontenelle ressaltou que durante o encontro foram discutidos temas como “benefícios e riscos da implementação do comitê de auditoria e como estruturar melhor uma unidade de controle”. Além disso, foram escolhidas três prioridades para serem trabalhadas no próximo ano: auditoria de desempenho, como melhorar os relatórios de Auditoria Interna, e a digitalização na AI.

No último dia do evento, o presidente teve a oportunidade de apresentar aos participantes da Europa e Ásia Central sobre a implementação da Gestão de Riscos no Setor Público brasileiro. Rodrigo destacou um caso de risco estratégico no Governo de Minas Gerais e os desafios da implementação do gerenciamento de riscos. Além disso, explicou para os presentes que o Brasil possui 26 estados e 5.570 municípios e, por isso, é necessário coordenar essa quantidade de entes federativos, a partir disso, foi criado o Conaci e os conselhos estaduais que estão em fase de implementação.

O que é o Pempal?

A Rede de Aprendizagem sobre Gestão de Despesas Públicas feita por Meio dos Próprios Pares (Pempal) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de Controle Interno, Auditoria Interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A fim de disseminar informações sobre as boas práticas de gestão e aplicabilidade, o Pempal é dividido em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (BCOP), Auditoria Interna (IACOP) e Finanças (TCOP). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do IACOP.