Conaci apoia e participa do seminário sobre Ouvidoria e Gestão de Riscos, em Natal/RN

O Conselho Nacional de Controle Interno, Conaci, apoiou e participou, nesta manhã, 23, do Seminário Ouvidoria e Gestão de Riscos: desafios e perspectivas, promovido pela Controladoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte, CGE-RN. Durante as atividades, o presidente do órgão, Rodrigo Fontenelle, apresentou uma palestra intitulada “Perspectivas do Controle Interno no Brasil e o Papel do Conaci”.

Fontenelle iniciou a apresentação ressaltando que apesar dos desafios, as controladorias vêm conquistando cada vez mais uma visão positiva por parte dos gestores, tendo em vista as melhorias que são promovidas para a gestão e, consequentemente, para a população. Ele ainda destacou que controle interno eficiente é aquele que promove entregas e não apenas fiscaliza e pune.

Em um segundo momento, o presidente mostrou boas práticas das controladorias filiadas ao Conaci, que demonstram como o Controle já caminhou bastante até os dias atuais e contribui cotidianamente para o enfrentamento da corrupção e para a transparência ativa.

Integridade

A Campanha da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais, CGE-MG, sobre integridade, foi apresentada aos participantes do encontro, com um tom de sensibilização para incentivar a responsabilidade de todos os servidores e sociedade civil no processo de integridade da administração pública. A iniciativa foi uma ação diretamente vinculada ao Plano Mineiro de Promoção da Integridade – PMPI, que tem como objetivo fomentar, de forma contínua e progressiva, uma cultura de integridade pública, de maneira abrangente, integrada e permanente.

O Diagnóstico Nacional de Controle Interno, elaborado pelo Conaci em parceria com o Banco Mundial, foi apresentado pelo controlador de forma didática e objetiva. Ele mostrou que na avaliação dos estados e capitais 5 aspectos foram observados: o ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação, além do monitoramento. Rodrigo concluiu dizendo que neste ano, o diagnóstico terá o foco em municípios e conta com parceiros como a Associação dos Tribunais de Contas, Atricon, para conseguir avaliar as estruturas de controle municipais. Na próxima semana o Conaci vai divulgar a ação.

Integração e trabalho

Ainda em Natal, amanhã, 24, e na sexta-feira, 25, vai acontecer a Reunião Técnica do Conaci, RTC. Mais de 40 controladorias do Brasil vão estar presentes na plenária para debater pautas importantes para o futuro do Controle Interno brasileiro. Aspectos como a importância da estruturação do CI nos municípios para o enfrentamento à corrupção e os benefícios da tecnologia para otimizar as ações de controle serão tratados no evento.

Confira a transmissão ao vivo: