Conaci apoia e participa de evento que visa discutir a tecnologia aliada ao controle

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, participou hoje, 23, do evento “Controle do Futuro”, em Brasília. Ele discutiu o tema “Dados: a matéria-prima do controle”, com o fundador do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro, Daniel Lima, e o engenheiro de produção, JM Benedetto.

Para iniciar o painel, a apresentadora, Thais Venturatto, questionou aos participantes se é óbvio ou exagerado afirmar que os dados são a matéria-prima das atividades de controle ou de qualquer outro negócio também. Além disso, solicitou que os painelistas dessem um exemplo para justificar a resposta.

Segundo Fontenelle, a proposta da sua participação no evento foi para trazer um pouco da realidade do Controle estadual e municipal em relação ao uso de dados. “O controle vem modificando a forma de atuação, mas também o ‘como’ ele executa as suas atividades”, ressaltou o presidente, explicando que agora é possível usar os dados como benefício para o CI.

Além disso, ele deu o exemplo do Auxílio Emergencial Mineiro que foi feito pela Controladoria-Geral de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). Segundo Fontenelle, a partir de 8 a 10 bases de dados, os órgãos conseguiram beneficiar 1 milhão pessoas, sendo que dessa quantidade só 25 reclamaram que poderiam ser agregados no auxílio. Ou seja, os dados contribuíram para beneficiar a população com mais facilidade e rapidez.

Outra pergunta feita durante o evento é se a disponibilização dos dados é suficiente e ajuda no processo de auditoria e do Controle Interno no dia a dia. “Os dados vêm em diferentes formatos, não vem com a tempestividade e periodicidade para gente fazer uma auditoria contínua, que é o que nós tentamos implementar, então ainda tem que evoluir muito”, respondeu Fontenelle. Além disso, ressaltou que é importante que as pessoas da área do controle entendam como que os dados podem ajudar a entregar um trabalho mais eficiente para a população.

Confira o primeiro dia do evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=INQ9pvgod6M

Mais inovação

O Controle do Futuro continua até amanhã, 24, às 9h. “Inovação e digital além do hype: estratégia, projetos e resultados”, “A importância da LGPD para a privacidade e segurança na atividade do controle”, “Auditoria de sistemas baseado em IA: reflexões sobre dificuldades, riscos e resultados” e “Cenários e tendências para o controle do futuro: perspectivas tecnológicas e humanas” são os temas do dia.

O Conaci apoia o CDF e você não pode perder!

Assista a transmissão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gHX02WL4cO8