Conaci anuncia vencedores do projeto Estudantes em Movimento
Premiação reconhece protagonismo estudantil e projetos que transformam escolas e comunidades em todo o Brasil

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) anunciou, hoje, 4, a premiação do projeto Estudantes em Movimento, iniciativa que mobilizou escolas públicas de todo o Brasil em uma auditoria cívica para identificar problemas em suas realidades e propor soluções de forma criativa e transformadora.
A avaliação dos projetos foi feita em diferentes fases: desde o planejamento — com a entrega do relatório da auditoria cívica e definição das ações — até a execução e apresentação dos resultados em vídeo. Os critérios analisados incluíram clareza, inovação, sustentabilidade, impacto e o protagonismo dos estudantes. O processo contou com acompanhamento das controladorias locais, além da avaliação de três comissões em diferentes etapas.
Na cerimônia, foram reconhecidos os destaques que mais se sobressaíram em 2025:
- Destaque Municipal: Conceição do Mato Dentro (MG) – Escola Municipal Amador Aguiar
- Destaque Estadual: Pernambuco – Escola Tomé Francisco da Silva
- Destaque Imprensa: Maria Luna, da CBN Recife
Os vencedores mostraram como a escola pode ser o ponto de partida para a transformação social, estimulando o controle social, a transparência pública e melhorias no ambiente escolar e comunitário. A entrega do trófeu para os ganhadores acontecerá no dia 25 de setembro, em Goiânia, com transmissão ao vivo no Conaci TV.
O presidente do Conaci, Edmar Camata, destacou a importância do projeto para toda a escola, crianças e comunidade como um todo. “É necessário a gente entender que o projeto atende a um objetivo maior que é a participação. E quando a gente vê as crianças protagonizando, pertencendo, criando vínculos e felizes, a gente vê que o projeto e o resultado estão entregues”.
“A trajetória é mais importante que o resultado”. A coordenadora do projeto, Victória Vilvert, começou a sua fala ressaltando este ponto. E terminou dizendo: “Quando a Erika comentou de todo o envolvimento do estado, de eles realmente terem saído do litoral e ido até ao sertão, eu lembro dos primeiros vídeos, de um quilombo em Pernambuco. Então, foi uma experiência extremamente rica e muito emocionante. A gente percebeu com o projeto, o quanto a diversidade do nosso país, das nossas regiões, estados e municípios, ampliaria ainda mais o alcance e as sementes e frutos do Estudantes. Por isso, eu enalteço não só os campeões, mas também todos que fizeram isso acontecer e trouxeram essa trajetória para projeto nacional”.
Conheça melhor os critérios na apresentação abaixo:
Apresentação de Critérios e Avaliação
Assista aos vídeos dos finalistas abaixo:
Pernambuco – ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA
Conceição do Mato Dentro – Escola Municipal Amador Aguiar
Bahia – COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO MARIA QUITÉRIA – DIST. DE MARIA QUITERIA
Brusque – OSCAR MALUCHE
Rio Quente – COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR LOURENÇO BATISTA
Brumadinho – Escola Municipal Leon Renault
Paracatu – Escola Municipal Altina de Paula Souza
Vila Velha – UMEF Prof. Nice De Paula
Uberaba – Escola Municipal Joubert de Carvalho
Aparecida de Goiânia – EMEI MONTEIRO LOBATO