Combate à corrupção: Carlos Cerveira, da Control-RN, destaca tema da ONU

O controlador-geral do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Cerveira, evidenciou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta sexta-feira (9). Carlos Cerveira chamou à atenção para o tema abordado este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca o vínculo crucial entre o combate à corrupção e paz, segurança e desenvolvimento.

À frente da Controladoria-Geral do Estado (Control-RN), Carlos Cerveira trabalha para ampliar o fornecimento de informações e estatísticas sob o controle do Estado, aumentando a transparência pública, o acesso do cidadão aos dados do Poder Executivo Estadual e o controle social. E para marcar a data, a Control-RN fará uma palestra, posteriormente, sobre Os efeitos da informação e do conhecimento no combate à corrupção, com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Antônio Ed.

“Devemos nos alinhar ao compromisso posto pela ONU, trazer a paz, a segurança e o desenvolvimento para juntos combater a corrupção. A Control-RN desempenha papel fundamental neste combate. Aqui fazemos a auditoria governamental, observando a legislação, e primando pela transparência pública e controle social. Também ouvimos a população e apoiamos o controle externo na sua missão institucional. Assim construímos o pilar proposto pelas Nações Unidas: paz, segurança e desenvolvimento”, frisou.

Vale destacar que para as Nações Unidas, a corrupção é um fenômeno social, político e econômico complexo que afeta todos os países, minando as instituições democráticas, atrasando o desenvolvimento econômico e contribuindo para a instabilidade governamental.

Fonte:

CGE-RN