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Cinquenta e dois órgãos do GDF são premiados pelo alto cumprimento de recomendações da Controladoria-Geral
Essa foi a primeira edição do Prêmio Alto Nível que entregou selos ouro, prata e bronze para órgãos e entidades
Em premiação inédita, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) reconheceu 52 órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) que se destacaram na busca por atender as recomendações realizadas por meio de auditorias da Controladoria. As recomendações são orientações e direcionamentos dados pelos auditores de controle interno, a fim de evitar erros e melhorar processos de trabalho, diminuindo assim as chances de algum desvio ou uso indevido de recursos públicos. A premiação ocorreu na última quarta-feira (6/12), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), como parte da agenda de programação da Semana da CGDF de Combate à Corrupção (4 a 10/12).
Confira a lista dos órgãos e entidades agraciadas no Prêmio Alto Nível
Link da lista dos órgãos premiados:
https://www.cg.df.gov.br/wp-
O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer os órgãos que buscam atender todas as recomendações realizadas por meio de auditorias. Além do troféu, os premiados foram reconhecidos com selos que poderão ser divulgados para a população. No total, foram entregues 22 selos ouro; 16 selos prata; e 14 selos bronze. “O Prêmio Alto Nível não é apenas uma cerimônia de reconhecimento. É um tributo àqueles que compreendem a importância do controle interno na promoção da eficiência, transparência e prevenção de irregularidades nos órgãos do GDF”, ressaltou o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
Para realizar a premiação, foi elaborado o Índice de Atendimento de Recomendações de Auditoria (IARA), que é calculado no mês de novembro de cada exercício, considerando os resultados dos órgãos e entidades do GDF nos últimos dois anos de monitoramento, contados até o mês de outubro do exercício em apuração. “A área de auditoria da CGDF faz um trabalho preventivo de combate à corrupção. As recomendações direcionam sobre mudanças de rota necessárias para evitar erros ou prejuízos, por isso elas são tão importantes. Cada recomendação atendida representa mais do que uma simples correção. É um passo em direção a um governo mais eficaz, responsivo e comprometido com o bem-estar da população”, explicou o subcontrolador de Controle Interno da CGDF, Rodrigo Ramos.
E o que seria atender a uma recomendação? Por exemplo: em uma auditoria, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) percebeu que uma empresa contratada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape) não estava realizando a manutenção predial prevista em contrato. Como resultado, a Controladoria recomendou, em relatório escrito, que a Seape notificasse a empresa para que o contrato fosse cumprido. E assim, prontamente, a Secretaria de Administração Penitenciária fez, atendendo a orientação da CGDF e evitou algum tipo de prejuízo aos recursos públicos. Esse é só um dos exemplos do que se chama de atendimento de recomendações. /
Confira o que disseram alguns dos homenageados:
“Ser reconhecido é muito bom, né? Mas isso aqui é fruto de um trabalho de uma equipe muito dedicada, lá na Administração. Então, isso aqui é mérito de toda uma equipe empenhada em atender as recomendações da Controladoria, entendendo a importância disso, levando isso muito a sério, como foi falado ali, o trabalho facilita, apesar de que às vezes as recomendações não são tão fáceis mesmo, mas facilita o nosso trabalho com o intuito de atender a ponta que é a comunidade, que espera da gente sempre um serviço transparente, um serviço de qualidade e ser reconhecido isso é sinal de que nós estamos no caminho certo, precisamos continuar, melhorar, porque fomos terceiro lugar ainda, vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais.” (Diego Rodrigues Rafael Matos – administrador Regional de Sobradinho 2 – Bronze).
“Já no primeiro prêmio a gente vai receber o nível na categoria ouro. É muito satisfatório parabenizar toda a equipe da administração da Fercal que tem se empenhado nessa luta para trazer melhorias para a nossa cidade. Nós somos das administrações que recebemos muitos apontamentos devido as gestões anteriores, são 53, e dessas 53 apenas um apontamento da nossa gestão. Nós tivemos que fazer um trabalho intenso junto com a equipe para conseguir fazer apuração, sindicância, a tomada de conta especial para indicar. Mas graças a Deus nós conseguimos atingir esse nível satisfatório em relação a esse índice.” (Fernando Madeira – administrador Regional da Fercal – Ouro).
“As instituições financeiras são bem reguladas, a gente tem uma legislação bem própria e também elas são bem severas em relação a isso, mas não é fácil não, tá? É um esforço sim da nossa parte atender todas as recomendações.” (Luana Ribeiro – representante do BRB e BRB Serviços – Ouro).
“É uma satisfação muito grande, tendo em vista o reconhecimento do trabalho que a companhia vem desenvolvendo, principalmente com relação a boas práticas de gestão e governança da companhia. Isso serve também para mostrar que a gente está seguindo o caminho certo, atendendo ao regulamento, às regras do jogo, vamos dizer assim, à conformidade da companhia.” (Brás Kleyber Boris Teodoro – representante da Companhia Energética de Brasília – CEB – Ouro).
“Olha, para a gente é uma satisfação, é uma demonstração do esforço de todos. Quero parabenizar a CGDF pelo brilhante trabalho que ela faz e ela nos induz para que a gente tenha cada vez mais produtividade, mais transparência e que a gente consiga atender a todas as recomendações que vêm deles, que muito nos orientam no caminho do que a gente tem que fazer.” (Izidio Santo Junior – presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap – Prata).
“Pois é, categoria prata, confesso que foi uma surpresa, mas nós fizemos jus a essa recompensa, digamos assim, o fruto de um trabalho, de uma convergência dos servidores, da dedicação, do esmero em atender a comunidade.” (João Batista Sobrinho – chefe de Gabinete da Administração Regional de São Sebastião – Prata).
“Dá uma satisfação junto com os colegas lá, né? Porque eu faço o trabalho exatamente de intermediação entre a Controladoria e o órgão da Secretaria de Cultura. Os colegas lá têm se dedicado bastante para atender as recomendações e fazer alterações nos procedimentos de trabalho, rotinas, tudo que for necessário para melhorar a gestão. A Secretaria de Cultura hoje movimenta muito o recurso público. Tem muitas parcerias sendo feitas, tem muitos eventos acontecendo e precisa de um acompanhamento do que está ocorrendo na gestão ao longo do ano.” (Décio Farage – auditor de Controle Interno da Secretaria de Cultura – Bronze).
“Para nós é uma honra receber esse prêmio, a Polícia Civil, desde 2018, quando implementou na sua estrutura a unidade de Controle Interno, a gente vem trabalhando para essa mudança de cultura, de atendimento, de recomendações, desse trabalho direto com os órgãos de controle externo. Então é uma fase ainda muito inicial da nossa instituição nessa área. Eu estou ali praticamente desde o início, desde 2019, e já estou há dois anos então como diretor. Então eu acompanhei todo esse processo. Então é de certa forma um reconhecimento para mim, para o meu setor, para os colegas que trabalham comigo, porque a gente tem se esforçado bastante, se capacitado bastante para chegar quem sabe aí no ano que vem no Prêmio Ouro. Luiz Fernando Alves Neto – diretor da Divisão de Controle Interno da Polícia Civil do Distrito Federal – Bronze).
Fonte:
CGDF