Cidadão On-line realiza 17 mil atendimentos em seu primeiro ano de implantação

A ferramenta foi implementada para disponibilizar orientações sobre o funcionamento do serviço público estadual, de forma rápida e interativa

Há exato um ano, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) disponibilizava o Cidadão On-line. A ferramenta, disponível no Ceará Transparente e no aplicativo de mensagens Telegram, foi responsável por realizar, de 06 de fevereiro de 2023 a 06 de fevereiro de 2024, mais de 17 mil atendimentos.

O Cidadão On-line é uma caixa de bate-papo que disponibiliza ao cidadão informações e orientações sobre o funcionamento do serviço público estadual, de forma rápida e interativa. Dos 17.796 atendimentos realizados, 11.049 foram de solicitações de informações registradas sem a necessidade de um atendimento humanizado, ou seja, o cidadão obteve informações de forma imediata.

Os cidadãos cujas solicitações não puderam ser atendidas de imediato, foram encaminhados a uma equipe de atendimento, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h.  Ao todo, nesta categoria, a ferramenta contabilizou 6.747 atendimentos.

A coordenadora da Coordenadoria de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, fez questão de destacar a importância do Cidadão On-line no serviço de Ouvidoria oferecido pelo Governo do Estado do Ceará. “Buscamos com o Cidadão On-line oferecer outra forma de interação do cidadão com o Estado, apresentando aquelas informações que os cidadãos mais buscam ao ligar para a Central de Atendimento 155. Além disso, possui um diferencial que é a possibilidade de contato com um atendente de forma humanizada.”

Fonte:

CGE-CE