21 de outubro de 2025

CGM-SP desvendou esquema da Máfia do ISS; ex-auditor foragido é preso na Bahia

Prisão ocorre 12 anos após investigação da Controladoria expor um dos maiores casos de corrupção fiscal da cidade

O ex-auditor fiscal Arnaldo Augusto Pereira, condenado por envolvimento no esquema conhecido como Máfia do ISS, foi preso no último dia 15 de outubro em Mucuri, no sul da Bahia. Ele vivia com nova identidade e chegou a forjar a própria morte para escapar do cumprimento da pena.

O caso veio à tona em 2013, a partir de uma investigação conduzida pela Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), que identificou um esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Finanças envolvendo auditores fiscais responsáveis pela cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS).

As apurações da CGM-SP revelaram que servidores cobravam propina de construtoras para reduzir o valor do tributo devido na emissão de certificados de conclusão de obras (Habite-se). O trabalho da Controladoria, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo, resultou na desarticulação da rede criminosa, na recuperação de valores expressivos e na responsabilização dos envolvidos.

O esquema, que teria movimentado centenas de milhões de reais entre 2007 e 2013, tornou-se um marco para o fortalecimento do controle interno na Prefeitura de São Paulo. A partir dele, a CGM-SP consolidou políticas e mecanismos de auditoria, integridade e governança voltados à prevenção e ao combate à corrupção.

A prisão de Arnaldo Augusto Pereira, mais de uma década após a descoberta do esquema, reforça a importância da continuidade das investigações e da integração entre os órgãos de controle e o sistema de justiça. O caso evidencia o impacto da atuação da CGM-SP no enfrentamento à corrupção e na proteção dos recursos públicos municipais.

Fonte:

CGM-SP

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.