CGM-Rio divulga seu Planejamento Estratégico Participativo 2025–2028

A Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro divulgou, na segunda-feira (11/08), o seu Planejamento Estratégico Participativo 2025–2028, que tem como objetivo orientar as ações dos setores da Controladoria nos próximos anos. O plano é um processo contínuo, que busca contribuir para a construção de uma cidade mais coesa, representativa e participativa, alinhando-se ao Plano Estratégico da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Desenvolvido com a participação dos servidores da CGM-Rio dos níveis operacional, gerencial e estratégico, o plano reflete as percepções, conhecimentos e experiências, garantindo sua viabilidade e alinhando as propostas às necessidades de cada área da Controladoria. Esse envolvimento fortalece o engajamento dos servidores e consolida uma cultura organizacional orientada pela melhoria contínua, controle interno preventivo e compromisso com uma gestão pública de qualidade.
O Planejamento Estratégico tem como bases referenciais os objetivos e propósitos que representam a CGM-Rio:
* Missão: Promover e fortalecer o sistema de controle interno da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para a efetividade da Gestão Municipal, a partir de uma atuação integrada nas funções de correição, auditoria, contabilidade, prevenção e combate à corrupção.
* Visão: Ser referência na atuação preventiva, na promoção de um controle eficaz dos recursos públicos e na prevenção da corrupção por meio de práticas inovadoras para o aprimoramento da gestão pública e da qualidade do gasto público.
* Valores: Comprometimento, integridade, ética, qualidade dos serviços e responsividade.
O Planejamento Estratégico da CGM-Rio estabelece as diretrizes gerais de atuação do órgão, definindo as ações estratégicas prioritárias, os objetivos institucionais de médio e longo prazos, bem como as ações setoriais necessárias para sua concretização, com metas alinhadas à visão da Controladoria.
Assim, o Planejamento Estratégico Participativo 2025–2028 consolida-se como um instrumento de fortalecimento da governança. O plano reafirma o compromisso da CGM-Rio com a transparência, a eficiência e a responsividade na gestão dos recursos públicos. Mais do que um documento de orientação, trata-se de um pacto institucional construído de forma colaborativa, que busca transformar desafios em oportunidades e assegurar os interesses da sociedade carioca.
“Este planejamento é resultado do esforço coletivo de nossos servidores e do compromisso da CGM-Rio em promover uma gestão pública cada vez mais eficiente, transparente e inovadora. É um guia que orientará nossas ações para que possamos entregar à população carioca serviços de excelência e contribuir para uma cidade mais justa e sustentável”, informou Rosemary Macedo, Controladora Geral do Município do Rio de Janeiro.
Fonte:
CGM-Rio