CGM-Rio discute Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público em reunião com a Controladoria da Paraíba

A Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro participou de reunião nesta quinta-feira (02/03), às 15h, de forma virtual, sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

Na reunião com a equipe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB) foram aprofundados temas ligados ao IA-CM, que é um modelo internacionalmente reconhecido desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, que tem o objetivo de identificar os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva no setor público.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) para fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o CONACI e o Banco Mundial.

Por parte da CGM-Rio, participaram da reunião, além do Controlador Geral da CGM-Rio, Gustavo Bramili, a Subcontroladora de Auditora e Controle, Erika Coelho, e as servidoras Cristina Falquer e Renata Borges, responsáveis pela área de IA-CM na Controladoria.

“A discussão sobre o IA-CM é relevante para a CGM-Rio, que busca aprimorar a atuação da auditoria interna no município. A adoção de práticas efetivas de auditoria pode contribuir para o fortalecimento do controle interno e, consequentemente, para a melhoria da gestão pública, o que beneficia diretamente a população. Com isso, reforçamos o compromisso em aprimorar os processos de auditoria interna buscando soluções que garantam a transparência e a efetividade na gestão dos recursos públicos”, afirmou Gustavo Bramili.

Fonte:

CGM-Rio de Janeiro