Fortaleza, 03 de novembro de 2025

CGM Fortaleza promove treinamento para padronizar sistema de atendimento ao cidadão

Capacitação do Sisgep visa garantir transparência e agilidade no registro e acompanhamento de demandas

De 3 a 7 de novembro, servidores de secretarias e órgãos municipais participam de oficinas de treinamento do Sistema de Gestão de Protocolos (Sisgep). A iniciativa, coordenada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), tem como objetivo padronizar o registro de demandas da população e garantir maior transparência no atendimento. Ao final do treinamento, serão capacitados cerca de 150 servidores, que realizam o primeiro acolhimento ao cidadão, seja pela Central 156 ou de forma presencial nos órgãos municipais.

Atualmente, parte das secretarias utiliza o Sisgep para receber solicitações feitas pelo cidadão via Central 156, enquanto outras operam por meio do Sistema de Protocolo Unificado (SPU) ou de sistemas próprios. A fragmentação impede que os cidadãos acompanhem o andamento das solicitações após a abertura do procedimento. Essa medida visa que todas as secretarias migrem para a plataforma, conforme orientação do prefeito Evandro Leitão, o que irá assegurar que o cidadão rastreie sua demanda desde o registro até a conclusão.

Para o secretário executivo da CGM, Airton de Castro, a estratégia vem promover um acolhimento ao cidadão. “É fundamental garantir que o cidadão tenha transparência e resposta, mesmo quando a demanda não puder ser atendida imediatamente. O Sistema assegura que a prefeitura escute, registre e comunique o andamento de cada solicitação ao cidadão, fortalecendo a confiança na gestão pública”, destacou Airton.

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, José de Abreu Machado, explicou que o treinamento é uma oportunidade para aproximar ainda mais o serviço público das pessoas e aperfeiçoar o modo como a Prefeitura escuta e responde às demandas da cidade. “Quando todos os órgãos falam a mesma língua e utilizam o mesmo sistema, o atendimento ao cidadão ganha em clareza e agilidade. O Sisgep nos permite enxergar melhor as necessidades de Fortaleza e responder de forma mais eficiente, com base em informações reais do dia a dia da cidade”, avalia.

A plataforma digital possibilita transformar dados brutos em conhecimento estratégico para avaliar as políticas públicas e apoiar a tomada de decisões da administração pública. A ferramenta permite gerar diagnósticos regionais e setoriais, acompanhar indicadores temáticos em tempo real, visualizar panoramas por bairros, regiões e setores da cidade, além de otimizar a alocação de recursos com base em evidências concretas. Na oportunidade, serão colhidas sugestões que possam aprimorar o sistema, já que os servidores e colaboradores operam diariamente a plataforma de atendimento.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.