Fortaleza, 27 de novembro de 2025

CGM Fortaleza participa de reunião nacional de integridade privada

Município integra encontro que reúne controladorias de todo o país para fortalecer aplicação da Lei Anticorrupção

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) participou hoje (27/11) da 6ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, realizada no Centro de Eventos do Ceará. O encontro, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), reuniu representantes de controladorias estaduais e municipais, além de instituições colaboradoras de todo o país.

A programação incluiu apresentações institucionais da CGU e da CGE/CE, além do compartilhamento de boas práticas pelas controladorias integrantes da Rede. Entre os temas técnicos, foram destacados o Guia da Quantificação da Vantagem Auferida na Lei Anticorrupção e a Metodologia Prática de Avaliação de Programas de Integridade em Licitações.

A secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, destacou a participação da Capital. “A participação de Fortaleza neste encontro nacional evidencia nosso compromisso com a integridade. O município tem desenvolvido ações concretas para fortalecer essa cultura, e continuaremos avançando na construção de políticas públicas que promovam a ética e a transparência”, evidenciou Silvia.

Em abril, Fortaleza deu um passo significativo em direção à promoção da ética e da integridade ao aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, uma iniciativa liderada pela Controladoria-Geral da União (CGU). O termo de adesão foi assinado pela CGM em evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O município também adota ações direcionadas a fortalecer a integridade no âmbito municipal por meio do “Código de Ética, Conduta e Integridade da Administração de Fortaleza”, sancionado pela Lei nº 11.360. Na capital, também é desenvolvido um programa voltado para a promoção da integridade entre os órgãos municipais.

Saiba mais

A Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, criada em 2023, tem como propósito fomentar, uniformizar e aprimorar a aplicação da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) em âmbito nacional. A iniciativa busca consolidar um ambiente de cooperação técnica entre os entes federativos, promovendo troca de experiências, padronização de entendimentos, disseminação de boas práticas e capacitações voltadas à integridade no setor privado.

Fonte:

CGM Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.