CGM Fortaleza lança Programa de Educação Continuada em Controle Interno e Governança

Ainda no evento foi assinado um termo de cooperação com a CGE e com a CGU

O prefeito Evandro Leitão lançou, nesta quarta-feira (13/8) no Paço Municipal, o Programa de Educação Continuada em Controle Interno e Governança (PEC-Cigov). A iniciativa desenvolvida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza tem como objetivo promover a qualificação continuada de gestores e servidores públicos municipais em temas relacionados ao controle interno, governança e gestão de riscos.

De acordo com o prefeito, o PEC-Cigov deve fortalecer a eficiência, transparência e integridade para o alcance dos objetivos das políticas públicas.

“É importante destacar que os servidores públicos permanecem na gestão independentemente do prefeito ou prefeita que esteja à frente do município. Por isso, é fundamental qualificá-los e capacitá-los. No caso do controle interno, serão esses profissionais que irão acompanhar e monitorar a execução das políticas públicas”, afirmou.

“Tudo isso é feito na perspectiva de ofertar melhores produtos e serviços. Um servidor ou gestor capacitado terá melhores condições de tomar decisões assertivas em sua área, e essas decisões certamente terão impacto social direto na vida das pessoas do município, nos bairros e nos territórios”, concluiu.

O público-alvo da formação será composto por gestores, servidores e colaboradores da Prefeitura atuantes nas 1ª e 2ª linhas de controle (órgãos e entidades e setoriais), promovendo uma cultura de prevenção a partir do gerenciamento de riscos. Silvia Correia, titular da Controladoria Geral do Município (CGM), explicou como serão realizadas as atividades.

“A principal motivação para oferecer uma educação continuada para os órgãos e entidades do município é trabalhar para mudar a noção equivocada de que apenas quem faz controle é a Controladoria. Todos nós precisamos exercer controles e melhorar nossos processos para alcançar os resultados almejados. Isso será feito por meio de fóruns, cursos e oficinas. O PEC-Cigov será executado com atividades presenciais e online, garantindo flexibilidade para a participação do maior número de servidores”, disse.

Ainda durante o evento, a Prefeitura de Fortaleza firmou um termo de cooperação com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e com a Controladoria Geral da União (CGU). O superintendente da CGU, Luiz Fernando Menescal, ressaltou a importância da troca de experiências.

“É fundamental compartilhar as experiências de controle, não só entre os órgãos internos, como também entre os entes federados. É uma forma de mitigar riscos na administração pública e fazer uma gestão cada vez mais eficaz e eficiente”, comentou.

Aloísio Carvalho, secretário-chefe da CGE, celebrou a assinatura do termo. “O controle interno é a dimensão mais fundamental na administração pública, visando que os recursos possam ser bem aplicados e geridos. Nós esperamos, enquanto CGE, bons resultados. Só quem tem a ganhar é o povo de Fortaleza”.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.