CGM Fortaleza lança prêmio “Fortaleza no Controle”

O objetivo do prêmio é fomentar estratégias e políticas mais efetivas de controle interno e externo no poder público municipal

A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), o prêmio Fortaleza no Controle nesta terça-feira (18/04). O objetivo é estimular soluções e o desenvolvimento de estratégias para a efetivação de uma cultura de controle na administração pública.

Como relatou a secretária-chefe da CGM, Christina Machado, premiar iniciativas de controle impactam não somente a administração interna, mas também aumentam a qualidade dos serviços entregues à população. “O prêmio Fortaleza no Controle é uma iniciativa do prefeito Sarto para incentivar as equipes internas dos órgãos de administração direta e indireta a desenvolver ações e soluções que tragam benefícios para os cidadãos. São iniciativas baseadas na transparência, no controle e na ouvidoria”, destacou.

Christina Machado também forneceu detalhes da realização do prêmio. “Podem se inscrever equipes de até oito colaboradores, dos mais variados órgãos e serviços de contratação. O objetivo é disseminar uma cultura de estímulo à criatividade, à inovação e à participação. O prêmio também vai permitir que as pessoas possam ver e pensar, cotidianamente, em soluções para melhorar nossos serviços”, concluiu.

De acordo com a CGM, o prêmio proporciona ainda o amadurecimento das células de Controle Interno Setorial nos órgãos e entidades da PMF, implementadas pela gestão ainda em 2021, ao certificar o trabalho realizado por essas áreas, enquanto incentiva o surgimento de novos projetos e talentos.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou a iniciativa. “Uma das principais iniciativas desse prêmio é olhar para a questão da inovação nessas iniciativas de solução de problemas de ouvidoria, de controle e de transparência. Dentro desse programa, alunos egressos do Juventude Digital, estarão disponibilizados para ajudar na elaboração dessas soluções”.

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) já possui iniciativas robustas de controle interno, como destacou a titular da pasta, Dalila Saldanha. Para a secretária, o prêmio pode servir como incentivo para outros órgãos municipais adotarem essas medidas. “A SME já conta, na sua estrutura, com uma coordenadoria de controle interno e ouvidoria. Ela cumpre com dois objetivos principais: fomentar uma cultura de controle e responsabilidade com os gastos públicos, e, o principal, se comprometer com as metas e compromissos estabelecidos com o cidadão. Então, criar essa cultura dentro da organização municipal é imprescindível”.

Prêmio Fortaleza no Controle

A iniciativa está estruturada nas seguintes categorias: Controle Interno, Gestão de Risco e Auditoria Interna; Transparência; Ouvidoria; Integridade, Corregedoria; e Controle no Desempenho de Gestão, com premiação em dinheiro para os primeiros e segundos lugares.

Podem participar todas as secretarias e órgãos municipais que desenvolvam atividades de controle na administração municipal. As inscrições vão de 24 de abril a 31 de julho e devem ser realizadas pelo Portal da Transparência (https://transparencia.fortaleza.ce.gov.br/index.php/fortalezaNoControle).

Os primeiros e segundos colocados de cada categoria receberão, respectivamente, premiações de R$ 10 mil e R$ 5 mil.

Outras iniciativas

A gestão municipal tem buscado sempre novos mecanismos que possibilitem qualificar a administração pública como a adoção de programas e prêmios que estimulem as boas práticas na Capital. Entre as estratégias adotadas, estão os prêmios Fortaleza Transparente — Os gestores municipais em compromisso com os cidadãos e Ouvidoria amiga do cidadão — Um bom acolhimento faz toda a diferença, além do programa Fortaleza Íntegra — Faça você também parte dessa iniciativa, e as execuções de políticas públicas relacionados a Dados Abertos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Instituir atividades de controle na administração pública proporciona aos gestores uma melhor análise das informações, assegurando capacidade de avaliar a melhor opção nas tomadas de decisões, assim como habilidades de mensurar os riscos de erro e de inconformidade nos processos, bem como otimizar a correta aplicação dos recursos públicos e, dessa forma, qualificar os serviços entregues a população de Fortaleza.

Fonte:

CGM Fortaleza