CGM Fortaleza estabelece cooperação técnica de compartilhamento de sistemas com Maceió (AL) e Maracanaú (CE)

Política de Controle Interno de Fortaleza torna-se modelo para outros Municípios

A Prefeitura de Fortaleza firmou um termo de cooperação técnica para ceder os sistemas “Parcerias” e “AuditaFor” à Controladoria Geral de Maceió e à Controladoria da Câmara Municipal de Maracanaú, respectivamente. A assinatura do convênio, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), ocorreu na última terça-feira (19/09) no paço municipal, durante o “I Seminário Controle Interno em Parcerias: Desafios dos Planos de Trabalho e Prestações de Contas na Execução das Políticas Públicas” para Organizações Sociais que possuem  termos de parceria com o município.

Durante a capacitação, a secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou as estratégias adotadas na gestão pública que se tornaram referência para outros municípios. “O município tem fortalecido a implementação do controle interno em órgãos, com uma visão moderna em relação ao sistema de controle interno. Realizamos um trabalho fundamentado em oficinas de capacitação, apoio, assessoramento e articulação junto aos órgãos municipais. Propomos inovações por meio de diagnósticos e desenvolvimento de sistemas, o que possibilita que eles melhorem seus processos internos, contribuindo para a qualificação e aprimoramento dos serviços públicos”, destacou Christina.

José Neto, Controlador Geral de Maceió, elogiou a experiência de Fortaleza no acompanhamento de parcerias. “Fortaleza possui uma experiência bem-sucedida no monitoramento de contratos com Organizações Sociais que prestam serviços ao Município. Maceió busca essa referência para fortalecer ainda mais a transparência e governança em nosso Município por meio dessa parceria”, ressaltou José.

Jânio Argentino, controlador da Câmara Municipal de Maracanaú, enfatizou os resultados possíveis com a nova parceria. “A assinatura do termo de cooperação técnica para a cessão do AuditaFor permitirá aprimorar as atividades de auditoria realizadas pela Câmara Municipal de Maracanaú, desde o início dos processos até o monitoramento, abrangendo todas as ações de controle interno”, pontuou Jânio.

No evento, participaram aproximadamente 170 pessoas representando 77 Organizações Sociais que prestam serviços nas áreas de Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, além de servidores municipais responsáveis por acompanhar esses processos. O seminário abordou temas relacionados ao Controle Interno no planejamento e execução das parcerias, bem como questões relacionadas à auditoria e prestação de contas.

 
Fonge:
CGM Fortaleza