Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGM Fortaleza eleva padrões de Gestão Pública com Mestrado Profissional em Parceria com UFC
Iniciativa visa qualificar servidores municipais com foco em controle interno, sustentabilidade e inovação tecnológica
A Prefeitura de Fortaleza, em uma iniciativa da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), acolhe a segunda turma do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (PPAC), em colaboração estratégica com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa visa aprimorar as habilidades técnicas e acadêmicas dos servidores municipais com o apoio da CGM aos estudantes no desenvolvimento de pesquisas focadas em temáticas, tais como o uso de Inteligência Artificial em mecanismos de controle interno, a implementação de práticas ESG (ambiental, social e governança) e a promoção de maior transparência e proatividade na gestão pública. A aula inaugural aconteceu no auditório da CGM na última sexta-feira (23/02).
A parceria entre a CGM e a UFC se traduz em um esforço conjunto para desenvolvimento acadêmico e técnico, no qual a Universidade lidera as análises e a Prefeitura fornece suporte para estudos e pesquisas. Os projetos desenvolvidos abordarão temas cruciais para a gestão pública moderna, com resultados esperados, incluindo a publicação de artigos científicos e o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho. Um documento consolidando os estudos realizados pelas duas turmas também está previsto, marcando um avanço significativo no conhecimento e práticas de administração e controladoria.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, expressou otimismo com a formação da nova turma. “A universidade tem como missão formar. E formar com melhor qualidade é a resposta que ela pode dar, para que as atividades de gestão, atividades de controle e atividades de planejamento aconteçam, dando resultados e entregas necessárias. E diante do mestrado, entendemos que quanto mais bem formados estiverem os estudantes, melhor será o desempenho dessas atividades de administração, de controladoria, de governança e de gestão para a sociedade e para a administração pública”, ressaltou Custódio.
Para a secretária chefe da CGM, Christina Machado, a iniciativa vem fortalecer o controle interno no município. “Ficamos contentes pela procura da UFC em promover mais uma turma de mestrado nas dependências da Prefeitura de Fortaleza. Nesse novo processo, ampliamos ainda mais nossa parceria, na qual os alunos irão entregar produtos que podem ser inseridos na administração pública. Esta parceria é um marco no processo de fortalecimento do controle interno iniciado na gestão do prefeito José Sarto. É uma prova do nosso compromisso em melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Fortaleza”, destacou Christina.
A coordenadora do PPAC, Alessandra Vasconcelos, ressaltou a sinergia entre as instituições. “A colaboração tem sido extremamente produtiva, permitindo-nos explorar linhas de pesquisa em contabilidade, controladoria, finanças, estratégia, sustentabilidade e gestão de pessoas, todas direcionadas para melhorar as competências dos servidores municipais”, pontuou Alessandra.
A turma atual é composta por 27 participantes, incluindo sete servidores municipais. Ao final do programa, com a conclusão das duas turmas, a Prefeitura de Fortaleza terá 30 servidores qualificados com o título de mestre, atuando em diversas áreas, como finanças, educação, cultura, saúde, planejamento e controle. A iniciativa representa um passo importante na ampliação e capacitação do quadro técnico de servidores.
Uma das alunas do curso, Enedina Rodrigues, compartilhou suas expectativas. “Estamos aqui em busca de conhecimento que possa ser aplicado em nosso dia a dia, tanto nas instituições onde atuamos quanto na sociedade. Este mestrado representa não apenas uma oportunidade de aprimoramento profissional, mas também a realização de um sonho para muitos de nós”, afirmou Enedina.
Saiba mais
Em 2021, a Prefeitura de Fortaleza reforçou sua estrutura de controle interno em todas as secretarias e órgãos municipais, além de fortalecer a Rede de Controle Interno e Ouvidoria (Recont), evidenciando seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública. A formação da primeira turma de agentes de controle, em parceria com a Escola de Governo do Imparh, marcou o início de uma jornada de capacitação contínua, destacando a importância de mecanismos de controle interno na administração municipal.
Fonte:
CGM Fortaleza