CGM Fortaleza discute “Meu Município pelos ODS” e “Cidades Sustentáveis” em reunião estratégica
Adesão a programas visa melhorar indicadores socioambientais e garantir políticas públicas eficientes

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), a Coordenadoria Especial de Programas Integrados (COPIFOR) e o Gabinete da Primeira-Dama reuniram-se nesta quarta-feira (27/08) para discutir as atividades dos programas “Meu Município pelos ODS” e “Programa Cidades Sustentáveis”. O objetivo foi alinhar estratégias que garantam a eficiência dessas iniciativas na capital.
A secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, destacou o papel da controladoria na promoção de boas práticas de gestão. “Estamos alinhados na elaboração de metodologias que assegurem a implementação dessas ações, seguindo os princípios do controle interno”, afirmou.
Tamires Guimarães, coordenadora de Articulação do Fortaleza Inclusiva, ressaltou os avanços do município em políticas de inclusão. “Como um dos 50 primeiros municípios do Brasil a aderir ao ‘Meu Município pelos ODS’, estamos finalizando nosso Relatório Local Voluntário com duas práticas de impacto que já apresentam resultados concretos em Fortaleza. O Programa Fortaleza Inclusiva é uma delas, devido à sua abrangência em múltiplos temas sociais”, explicou.
Meu Município pelos ODS
Fortaleza formalizou sua adesão ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável “Meu Município pelos ODS” em 22 de abril de 2025. O acordo, firmado com o Governo Federal, busca alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. Entre os compromissos da Prefeitura estão a criação de uma Comissão Municipal para os ODS, a elaboração de um Diagnóstico Situacional do Desenvolvimento Sustentável, o desenvolvimento de um Plano de Ação e um Relatório Local Voluntário (RLV).
Programa Cidades Sustentáveis
A Prefeitura de Fortaleza pretende aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, parceiro da ONU. A decisão foi tomada após capacitação com especialistas, que apresentaram ferramentas para gestão pública. O programa oferece uma plataforma de indicadores integrados, com dados do IBGE, SUS e outras fontes, permitindo o monitoramento de metas dos ODS por região, bairro ou tema específico, além de guias de boas práticas para implementação de políticas públicas.
Plano Fortaleza Inclusiva
Alinhado a essas ações, o Plano Fortaleza Inclusiva, lançado pelo prefeito Evandro Leitão, criado pela Lei Municipal nº 11.533/2025, visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é composta por oito programas intersetoriais, com foco em equidade, bem-estar e qualidade de vida, reforçando o compromisso da cidade com uma gestão sustentável e socialmente justa.
A CGM participa ativamente da estruturação da matriz de governança, garantindo que as metas de inclusão social, acessibilidade e sustentabilidade sejam monitoradas com base em indicadores verificáveis. Isso inclui a padronização de processos e a integração de dados entre secretarias. Essa atuação coordenada permite alinhar as políticas públicas aos compromissos globais, assegurando que as ações sejam mensuráveis, passíveis de acompanhamento e executadas de forma eficiente pelas diversas secretarias.
Fonte:
CGM Fortaleza