Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGM Fortaleza destaca estratégias colaborativas e sustentáveis durante o XVIII Encontro Estadual de Controle Interno
Fortaleza Inova no controle interno com enfoque em consensualismo na Administração Publica
O painel, conduzido pelo secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Aloisio Carvalho, contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Botelho de Queiroz, da secretária-chefe da CGM Fortaleza, Juliana Guimarães, e do procurador Geral do Estado, Rafael Machado. Durante a apresentação, a CGM evidenciou seu compromisso com práticas administrativas modernas que priorizam o diálogo e a colaboração. A implementação de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) foi apresentada como uma estratégia eficaz para enfrentar desafios complexos na administração pública. Essas práticas visam equilibrar eficiência e legalidade, abordando críticas como a perda do efeito pedagógico do controle e a complexidade de casos sofisticados.
A secretária-chefe Juliana Guimarães ressaltou que o consensualismo não apenas melhora a transparência e a aceitação das regras, mas também promove uma gestão mais eficiente e justa. “Ao envolver cidadãos, funcionários e organizações na criação de normas, garantimos que as decisões sejam representativas e eficazes”, explicou.
Além do painel sobre consensualismo, o evento abordou temas como “Governança Sustentável”, “IA e Cibersegurança no Controle Interno”, e “Integrando Consensualismo, Sustentabilidade e Tecnologia no Controle Interno”. Entre as discursões, também foram destaque, a integração de novas tecnologias e práticas sustentáveis no controle interno, refletindo a importância de se adaptar a um ambiente em constante mudança. A palestra de Giuliana Morrone sobre ESG (Environmental, Social, and Governance) trouxe uma perspectiva significativa sobre como esses princípios podem ser aplicados tanto no setor público quanto no privado, oferecendo soluções inovadoras para os desafios atuais.
Saiba mais
A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIP) foi instituída pelo Protocolo de Intenções Nº 01/2017, publicado no Diário Oficial do Estado em 28/03/2018, celebrado entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Ceará, o Ministério Público do Estado do Ceará, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará.