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CGM Fortaleza debate propostas de melhorias em aniversário de dois anos do serviço de ouvidoria digital
Participaram ouvidores e representantes de 47 secretarias e órgãos municipais
O “Tratamento de denúncias e reclamações pelas ouvidorias” como forma de avaliar e qualificar o atendimento das ouvidorias setoriais do município de Fortaleza foi a abordagem escolhida para a comemoração do aniversário de dois anos do Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom). Desde a sua implantação, foram atendidas cerca de 54 mil manifestações. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGM), realizou nesta manhã uma roda de conversa com os ouvidores que compõem a rede municipal.
O assistente técnico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Jean Lopes, mediou a roda de conversa e destacou a importância do debate entre as ouvidorias. “Temos que acolher toda e qualquer manifestação feita pelo cidadão, e dessa forma darmos os devidos encaminhamentos, com o único objetivo, que é sempre de atender esse pedido. Ao trazer o debate para as ouvidorias do município, propomos contribuir para qualificar ainda mais esse atendimento prestado em Fortaleza”, destacou Jean.
A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou as iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias. “Durante todo ano promovemos uma agenda muito intensa com toda rede municipal de ouvidores, enriquecendo cada vez mais o trabalho, realizado pelas ouvidorias setoriais, e assegurando o atendimento das manifestações do cidadão. Entre as iniciativas, destacamos o prêmio “Ouvidoria Amiga do Cidadão”, que vem reconhecer o empenho de cada um, em qualificar esse atendimento prestado à população de Fortaleza. Aproveitamos aqui para celebrar uma ferramenta de trabalho dinâmica e eficiente que é o Siscom, com um sistema bastante amadurecido, onde é possível gerar relatórios, para subsidiar ideias e propostas, que possam fortalecer ainda mais esse serviço”, ressaltou Christina.
A ouvidora geral do município, Lilian Fontele, enfatizou o tempo médio de atendimento. “O Siscom facilitou o atendimento, a conexão e o compartilhamento das manifestações com secretarias e órgãos municipais, contribuindo ainda mais para a redução do tempo de resposta, que está hoje, com uma média de 12 dias, abaixo do que preconiza a lei Federal, que é de 30 dias. E as ouvidorias setoriais têm um papel fundamental no atendimento das manifestações realizadas pelo cidadão e na redução desse tempo de resposta”, frisou Lilian.”
Para a ouvidora da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Vivyane Ribeiro, o Siscom trouxe inovações para a área de ouvidoria. “Os registros eram feitos de forma manual e tínhamos diversas dificuldades, inclusive no momento de elaboração do relatório que era enviado para a Ouvidoria Geral, que fica responsável pelas ouvidorias setoriais. Com a chegada do Siscom, tivemos uma melhoria do trabalho, permitindo um acompanhamento mais próximo da manifestação e uma capacidade maior de responder ao cidadão em tempo hábil. A plataforma também contribuiu para a consolidação dos dados, possibilitando a elaboração de indicadores importantes para tomada de decisões de gestores e secretários”, salientou Vivyane.
Fonte:
CGM Fortaleza