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CGM Fortaleza consolida o serviço de ouvidoria na Capital
Inovações e reconhecimento marcam o fortalecimento do atendimento ao cidadão, com redução significativa no tempo de resposta
A Prefeitura de Fortaleza, durante o período de 2021 a 2024, destacou-se pelo fortalecimento do serviço de ouvidoria na Cidade, refletindo um compromisso contínuo com a melhoria do atendimento ao cidadão. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), por meio da Rede de Ouvidoria, registrou avanços significativos na quantidade e qualidade das manifestações atendidas, atendendo um total de 121.311 manifestações.
Nesse período, até 31 de outubro de 2024, foram registradas 31.803 manifestações, com um tempo médio de resposta de 9,1 dias. Em 2023, o número de manifestações atendidas alcançou 34.032, representando um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 28.600 manifestações, enquanto que em 2021, foram registradas 26.876 manifestações. Paralelamente, o tempo médio de atendimento reduziu para 9,1 dias, uma melhoria significativa em comparação aos 12 dias de 2022, e muito abaixo dos 30 dias previstos pela Lei Federal nº 13.460.
Inovações e reconhecimento
Desde 2021, a administração municipal implementou diversas inovações para aprimorar o serviço de Ouvidoria. As estratégias incluem capacitações técnicas para servidores, a criação de uma rede de compartilhamento de boas práticas entre as ouvidorias setoriais, e o desenvolvimento de um sistema de Ouvidoria Digital. Em 2023, foi instituído o prêmio Ouvidoria Amiga do Cidadão, que reconhece e premia os órgãos que se destacaram no atendimento ao público, considerando critérios como tempo de atendimento e qualidade das respostas. O órgão também participou de atividades externas como Meu Bairro, Minha Câmara, promovida pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e Prefeitura Chega Junto, proporcionando mais oportunidades para a população registrar as suas manifestações.
A ouvidora geral de Fortaleza, Lilian Fontele, enfatiza que “a Ouvidoria tem se mostrado uma ponte efetiva entre a população e os órgãos públicos, promovendo um atendimento mais acolhedor e eficiente. Através de uma abordagem proativa, a Ouvidoria tem adotado novas metodologias de trabalho, ampliando o suporte às suas rotinas e reforçando a cobrança por resultados das ouvidorias setoriais. Essa estratégia inclui treinamentos frequentes e reuniões periódicas com diversas áreas, que têm sido essenciais para o fortalecimento do setor. Essa iniciativa reflete o compromisso da gestão em assegurar que os cidadãos de Fortaleza se sintam verdadeiramente ouvidos e atendidos pela administração municipal”.
Acesso facilitado aos cidadãos
Os cidadãos podem encaminhar suas sugestões, elogios, pedidos de informação, reclamações e denúncias por meio da plataforma Fortaleza Digital, que é a porta de entrada para os serviços digitais da Prefeitura, descomplicando a vida do usuário. Ao fazer login no Fortaleza Digital, o usuário acessa diversos serviços e sites da Prefeitura sem necessidade de logar novamente e de memorizar uma senha para cada site/serviço, tendo um login único para todos os serviços on-line do Município (a exemplo da plataforma GovBr). As manifestações também podem ser registradas, pela Central 156, pelo e-mail ouvidoriageral.cgm@cgm.