CGM Fortaleza compartilha modelo de comunicação em auditoria interna com rede acadêmica

Iniciativa visa aprimorar transparência e eficiência na gestão pública por meio de relatórios padronizados e monitoramento de ações corretivas

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza apresentou seu modelo de comunicação em auditoria interna durante o II Encontro de Auditorias (Enaudin), promovido por instituições de ensino superior do Ceará. O evento, realizado em três dias de debates, teve como tema central “Normas Globais de Auditoria – Diálogo sobre os domínios IV e V” e reuniu auditores e estudantes de instituições federais para discutir práticas de controle e prestação de contas à sociedade.

Durante sua participação, na quarta-feira (27/08), a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, detalhou o sistema de comunicação implementado pela instituição, que tem como base relatórios padronizados e o acompanhamento das ações corretivas. “Adequamos um modelo que garante não apenas a identificação de problemas, mas, principalmente, sua efetiva solução”, explicou Silvia, destacando como a clareza na comunicação com os gestores municipais tem sido fundamental para obter resultados concretos.

O sistema apresentado inclui três componentes principais: formulários unificados para relatórios de auditoria, a plataforma digital AUDITAFOR, que auxiliará no monitoramento em tempo real, e o Plano de Ação para Sanar Fragilidades (PASF), que estabelece metas claras e responsáveis para cada medida corretiva. Esses instrumentos seguem as diretrizes do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), reconhecido internacionalmente por sua eficácia na melhoria contínua da gestão pública.

A participação da CGM no Enaudin reforçou a importância da integração entre órgãos públicos e instituições acadêmicas. “Eventos como este são vitais para o aperfeiçoamento do controle interno, pois permitem a troca de experiências e a atualização constante dos profissionais”, avaliou a secretária. O encontro contou com a presença de representantes de órgãos de controle, incluindo a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), que compartilharam suas próprias experiências em auditoria governamental.

Enaudin

A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A abertura do II Encontro de Auditorias (Enaudin), que aconteceu nesta terça-feira (26/08), abordou o planejamento da auditoria, com discussões sobre definição de objetivos, escopo, critérios e seleção de objetos baseados em fatores de risco. No segundo dia, foram destacados a execução das auditorias, tratando de gestão de riscos, comunicação eficiente, novos canais de interação entre auditores e unidades fiscalizadas, além de monitoramento e garantia de qualidade. Já no terceiro dia, o tema central aborda a supervisão e resultados, com uma mesa redonda entre auditores-chefes do IFCE, Unilab, UFCA e UFC, além de uma apresentação sobre a integração entre planejamento e execução na CGE.

Fonte:

CGM Fortaleza

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.