CGE Tocantins e Secretaria das Cidades dialogam sobre a implantação de ouvidoria setorial na nova pasta

Técnicas da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd) foram recebidas pela equipe da Ouvidoria-Geral, unidade da Controladoria-Geral do Estado

Técnicas da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Secihd) foram recebidas na última quinta-feira, 23, pela equipe da Ouvidoria-Geral, unidade da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO). Na pauta, discutiu-se sobre a implantação da Ouvidoria Setorial da nova pasta, que teve a ouvidora Valéria Meneses Rocha nomeada e empossada esta semana.

Também foram tema da reunião, assuntos como o processo de implantação de uma ouvidoria setorial e tudo que a envolve, como a Carta de Serviços ao Usuário, a importância da transparência pública e o fomento ao controle social. “É papel das ouvidorias zelarem por todos esses aspectos, que fazem parte das normas legais e são fundamentais para se oferecer um serviço de qualidade aos usuários”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça).

Graça também reforçou à Secihd a parceria da CGE Tocantins, por meio da Ouvidoria-Geral, uma vez que, como ela destacou, “uma nova setorial faz parte do Sistema de Ouvidorias do Governo do Tocantins (Se-Ouv) e fortalece e amplia o acesso dos cidadãos às manifestações”.

 Eficiência dos serviços públicos  

A superintendente de Cidades e Desenvolvimento Urbano, da Secihd, Ludmila Rodrigues dos Santos Galvão, foi a responsável pela apresentação da nova ouvidora. Na ocasião, a superintendente destacou que “o exercício do controle social contribui sobremaneira para o alcance da eficiência dos serviços públicos, e a ouvidoria, enquanto elo entre o usuário e a gestão, exerce um papel fundamental no contexto da Governança que busca entregar ao usuário um serviço de maior qualidade”.

A gestora também observou que a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano busca com a ouvidoria atender não só a legislação, mas também disponibilizar ao cidadão veículos de comunicação facilitados para ouvi-lo.

O encontro contou ainda com a participação de técnicas de vários setores da Secidh e das gerentes da Ouvidoria-Geral, Marcela Barreto da Silva Oliveira (Transparência e Controle Social) e Maria Eulinda Portilho de Souza (Articulação e Gestão de Ouvidorias). (Colaborou Gabriela Glória).

Fonte:

CGE-TO