CGE Tocantins atualiza Planejamento Estratégico visando fortalecer governança e transparência no Estado

A medida segue as diretrizes da Política de Governança Pública do Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) publicou o Planejamento Estratégico do órgão para o quadriênio 2024-2027. A Portaria consta no Diário Oficial do Estado do dia 19 de abril, e apresenta a identidade institucional da CGE/TO e o Mapa Estratégico.

A iniciativa segue as diretrizes da Política de Governança Pública do Governo do Tocantins e busca a atualização do planejamento estratégico da Controladoria, contemplando as macroáreas do controle interno que atualmente integram a pasta, quais sejam, Auditoria, Correição, Controle Social e Avaliação da Gestão Governamental.

“O Mapa Estratégico aprovado é o resultado dos esforços de toda a equipe, realizado após um diagnóstico levando em conta os pontos positivos e as necessidades da instituição, para construir instrumentos de gestão consistentes e exequíveis. Os resultados obtidos servirão para guiar as ações do órgão, alinhados aos princípios de integridade e transparência da Administração Estadual”, destacou o secretário-chefe da CGE, José Humberto Muniz Filho.

Os trabalhos foram conduzidos pela Comissão responsável por elaborar e revisar o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da Controladoria. Segundo o gestor público e membro da Comissão Tiago Bandeira de Castro, o Planejamento Estratégico serve ao propósito de auxiliar o órgão a alcançar seus objetivos estratégicos.

“Por meio do Planejamento Estratégico Institucional o órgão assume compromisso público dos objetivos a serem alcançados, dos valores norteadores das ações orgânicas, os projetos estratégicos a serem executados e suas respectivas metas fortalecendo as boas práticas de governança, a transparência e o controle social.”, ressaltou o gestor público.

Metodologia

O trabalho foi desenvolvido com base no Balanced ScoreCard (BSC), uma metodologia de planejamento, de forma participativa, com a realização de diversas reuniões e aplicação de questionários situacionais que envolveu todos os servidores do órgão. “Foram construídos relatórios consolidando as informações obtidas na fase de diagnóstico em matriz Swot que destacou as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da CGE/TO proporcionando a revisão dos objetivos e os referenciais estratégicos (missão, visão e valores), complementou Tiago Bandeira.

“O Tocantins já tem uma cultura de planejamento e a CGE/TO busca aprimorar seus serviços através deste trabalho contínuo. Este é o segundo ciclo de planejamento estratégico do órgão, agora para os períodos de 2024-2027 e irá reforçar ações e objetivos estratégicos implementando avanços na adoção dos padrões internacionais de auditoria IA-CM, modelo de capacidade de Auditoria Interna a ser seguido”, afirmou a coordenadora da Comissão de Elaboração, Laiany Alves.

Para os próximos passos, a coordenadora explica que a equipe está trabalhando na formulação dos projetos e ações que orientarão o alcance dos objetivos estratégicos e, em consequência, o cumprimento da Missão e Visão da Instituição.

Fonte:

CGE-TO