CGE-SC assina acordo de cooperação para capacitar servidores em Integridade e Compliance

O Governo do Estado, por intermédio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) deu início ontem, 5, a um programa de formação dos servidores em Integridade e Compliance, em cooperação com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Cerca de 150 servidores participaram.

O ato de assinatura do acordo foi realizado no início da tarde em cerimônia que contou com a presença da controladora-adjunta do Estado, Simone de Souza Becker, do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, e do deputado Napoleão Bernardes.

“Integridade e compliance são temas que não se limitam à CGE, responsável por coordenar o programa dentro da administração pública estadual. Por isso, criamos uma rede de pontos focais nos órgãos e entidades. Com a formação que iniciamos hoje, queremos capacitar multiplicadores para fomentar a cultura de integridade no Estado”, afirmou Becker.

O presidente da Fapesc destacou a alta procura pela capacitação na área. “A quantidade de servidores aqui presente mostra que o programa foi uma decisão acertada. Trata-se de tema absolutamente contemporâneo e de grande relevância para melhoria da qualidade do serviço prestado pelo governo do Estado”, disse Fábio Wagner Pinto.

O reitor da Unisul também ressaltou a importância do tema integridade e compliance para as organizações e agradeceu a confiança e a sensibilidade do Governo do Estado pela iniciativa. O deputado Napoleão Bernardes disse que investir no desenvolvimento de uma cultura de integridade é fundamental na busca por melhores resultados para a sociedade.

O Programa – A primeira aula foi realizada nesta manhã, no campus Univali-Florianópolis, com o professor americano Stacy Scott, da Universidade de Boston. Outros cinco encontros já estão programados. O próximo será em setembro. A CGE é responsável pela gestão do Programa de Integridade e Compliance do Governo do Estado, criado pela lei nº 17.715/2019. Seu objetivo é reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção.

Fonte:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br