Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE RJ realiza palestra sobre combate à corrupção e integridade na CEDAE
A Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) ministrou, na última quarta-feira (29/5), a palestra ‘Combate à Corrupção e Promoção da Integridade’ para funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). A capacitação, um pedido do próprio órgão, foi realizada pelo responsável do setor de integridade da CGE RJ, Antonio Nóbrega, e pela assessora especial da pasta, Vanessa Boechat. O evento contou com a presença do presidente da CEDAE, Helio Cabral Moreira.
Segundo Antonio Nobrega, o objetivo da inciativa é reforçar as boas práticas que devem ser seguidas na Administração Pública, permitindo que os órgãos e entidades, incluindo as empresas estatais, possam ter um local de trabalho ético.
– Quando você tem um ambiente mais íntegro, você também está sendo referência para que essas boas práticas sejam adotadas pelo setor privado – explicou o assessor especial da CGE, que também é ex-corregedor-geral da União.
A palestra, já realizada no DETRAN, tratou de temas como as consequências causadas por atos irregulares e medidas que devem ser tomadas para identificar e evitar atos de corrupção. Além disso, foram abordados os conceitos de ética e integridade pública, e o papel da CGE RJ como órgão de controle do Estado.
O presidente da Cedae, Helio Cabral Moreira, ressaltou a importância de fazer como que o código de ética das organizações estaduais seja sempre posto em prática.
– Todo mundo tem que ler e praticar, usar isso como algo enraizado. Na CEDAE, estamos constantemente fortalecendo nossos mecanismos de controle – declarou.
Para o assessor de compliance na Governança Corporativa da CEDAE, André Eugênio dos Santos, que participou da capacitação, a CEDAE já implantou vários mecanismos de integridade e tem agora que trabalhar fortemente a questão da cultura.
– Um órgão de controle vir falar sobre o assunto ajuda na aderência no corpo funcional – avaliou André Eugênio.
Fonte:
Fernanda Alves
Controladoria Geral do Estado do Rio de janeiro
Assessoria de Imprensa
Tel.: +55 21 2333-1809 / +55 21 98266-7500