Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE RJ promove seminário de Controle Interno
A Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), que completa um ano de existência no próximo dia 15 de junho, promoveu seu primeiro seminário de controle interno, com o tema ‘Gestão de Riscos e o Controle da Administração Pública’. O evento, realizado em parceria com o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), aconteceu nesta quarta-feira (5/6), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE RJ). Participaram da abertura o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, o presidente do Conaci, Leandro de Araújo Ferraz e o subprocurador-geral do Estado, Reinaldo Silveira.
O seminário reuniu profissionais da área de controladoria de todo o Brasil e discutiu a importância do trabalho de auditoria como suporte estratégico de tomada de decisão e governança e os principais desafios que enfrentam as organizações governamentais do país, no âmbito do controle interno.
– A CGE, que tem a atribuição legal de implementar ações de integridade no âmbito do Executivo estadual, está trabalhando para recuperar a eficiência e a credibilidade do Rio. O controle interno é um aliado da boa gestão e uma defesa para o Estado e para a população-, analisou o controlador-geral, Bernardo Barbosa.
O secretário da Secretaria da Casa Civil e Governança destacou o comprometimento do governador Wilson Witzel no combate à corrupção, citando a assinatura da Declaração de Transparência, Governança e Anticorrupção, elaborada pela CGE RJ.
– Um dos marcos do novo governo foi, na posse dos secretários, todos assinarem um termo de compromisso garantindo que não haverá tolerância para casos de corrupção e desvios-, declarou Zamith.
Para o presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz, eventos como esse mostram a importância da atividade de controle como um pilar do Estado democrático.
– Não há democracia, e isso podemos dizer desde a Revolução Francesa, sem controle – disse Ferraz.
Palestras
A assessora da Controladoria Geral do Estado, Vanessa Boechat, iniciou o ciclo de palestras falando sobre o combate à corrupção e a promoção da integridade. O assessor especial da CGE RJ, Marcus Braga, foi o segundo palestrante e explicou o porquê de existir controle interno na esfera pública.
– Fazer um controle que dialogue com o gestor, que traga qualidade de dados, que reverta em eficácia, eficiência e efetividade está ligado diretamente com uma Administração Pública eficiente -, explicou Marcus Braga.
Também ministraram palestras no seminário o auditor da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) e chefe da controladoria setorial da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Paulo Ribeiro Lemos, que falou sobre a implementação da gestão de riscos no setor público, e o auditor do Estado do Espírito Santo, Denis Penedo Prates, que apresentou um modelo de divisão de responsabilidades dentro do sistema de controle interno.
Confira aqui a reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=SOw0N4frPXI
Fonte:
Assessoria de Imprensa da CGE RJ
E-mail: ascom@cge.rj.gov.br
Telefone: (21) 2333-1809
Site: www.cge.rj.gov.br