Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE RJ comemora seu primeiro aniversário
A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) órgão responsável por combater a corrupção, aumentar a transparência e aprimorar a gestão do Estado, completou um ano de existência no dia 15 de junho de 2019. Para celebrar a data, foi promovida a "I Semana de Controle Interno e Combate à Corrupção da Controladoria Geral do Estado", entre os dias 10 e 14 de junho. No sábado (15) data do aniversário, a equipe da CGE RJ se reuniu na Base dos Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador, para uma confraternização.
– Nos olhamos para trás e vemos que muita coisa já foi feita, que nosso trabalho já gerou importantes resultados. Mas ao mesmo tempo, ao olhar para o futuro, sabemos que ainda temos muito a fazer. Esse espírito tem norteado nossas ações. A CGE RJ vai construir um sistema de Controle Interno no Estado do Rio moderno, com gestão de riscos, sistemas de integridade pública e privada, inteligência e atuação proativa nas áreas de ouvidoria, auditoria e correição, garantiu o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa.
Entre as principais ações executadas nesse primeiro ano da CGE estão a criação do Disque Rio Contra a Corrupção (21 – 2276-6556), um serviço telefônico para receber denúncias envolvendo agentes públicos do Estado, a abertura de três Processos Administrativos de Responsabilização (PAR), para punir empresas que tenham cometido irregularidades em contratos com o Governo, e a identificação de fraudes em licitações em contratos com o Estado que somados totalizam R$ 304 milhões. Além disso, foram iniciadas auditorias com temas relevantes para a Administração Pública, como a análise dos contratos do Estado com as Organizações Sociais (OSs) da área da saúde e o mapeamento de riscos para o patrimônio cultural estadual, com foco na prevenção de sinistros e furtos.
Mudança
O trabalho na pasta foi intensificado desde janeiro, com a mudança de gestão do órgão. A CGE RJ deixou de fazer atendimento processual para se tronar um órgão avaliativo e preventivo. Além disso, nos primeiros seis meses do ano o número de manifestações recebidas por meio do e-Ouv, o sistema virtual que recebe reclamações, denúncias, solicitações, dúvidas e elogios da população para o Governo do Estado, teve um aumento significativo. Em 2018 foram apenas 35 comunicações recebidas e, só no primeiro semestre deste ano, já são 5.972.
Desde janeiro também foram concluídos 136 processos recomendando a demissão de servidores, sendo que em 2018 não houve registro de demissões. O Projeto Ouvidoria Itinerante, que leva ouvidores estaduais para espaços públicos do estado do Rio também realizou três ações: Central do Brasil, Largo da Carioca e Ipanema. A CGE RJ também criou um setor de Integridade, que entre outras funções, ficará à frente das negociações dos Acordos de Leniência de empresas dispostas à ressarcir o Estado após cometerem atos de corrupção.
Comemoração
Para celebrar o primeiro ano de atuação da CGE RJ, foi promovida a "I Semana de Controle Interno e Combate à Corrupção da Controladoria Geral do Estado", desde o dia 10 de junho.
Confira a Programação:
10 de junho – Abertura da I Semana de Controle Interno e Combate à Corrupção da Controladoria Geral do Estado
11 de junho – Palestra Ouvidoria e Transparência no Combate à Corrupção
12 de junho – Controle na Vanguarda – Primeira reunião das Unidades de Controle Interno (UCIs) do Estado
13 de junho – Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e I Reunião das Corregedorias do Estado
14 de junho – Celebração no Palácio Guanabara com a participação do governador do Estado, Wilson Witzel.
Fonte:
Controladoria Geral do Estado do Rio de janeiro
Assessoria de Imprensa
Tel.: +55 21 2333-1809 / +55 21 98266-7500