Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE recebe visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará
Na ocasião, o presidente do TCE foi convidado a conhecer as instalações físicas da CGE, sua equipe técnica e modelo de atuação.
Acompanhado pelo secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, pelo secretário executivo, Marconi Lemos, e pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Marcelo Monteiro, o presidente do TCE conheceu a estrutura e o funcionamento da CGE, visitando as assessorias, áreas instrumentais e programáticas.
A CGE e o TCE atuam de forma complementar, cada um exercendo as suas competências constitucionais e legais, abrangendo desde a orientação aos gestores públicos até a análise dos processos de prestação de contas de gestão e de governo. Nesse contexto, compete à CGE apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, conforme a Lei Complementar nº309/2023, elaborando os Relatórios de Controle Interno, um dos documentos apresentados ao TCE nas prestações de contas.
O secretário executivo Marconi Lemos realizou apresentação ao presidente do TCE, abordando a identidade organizacional da CGE e sua condição de Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, o Modelo das Três Linhas do Poder Executivo, bem como as atividades e os produtos relacionados à ética, transparência, acesso à informação, ouvidoria, controladoria, auditoria interna e correição.
Além dos secretários da CGE e do presidente do TCE, participaram da apresentação o controlador do TCE, Eugênio de Castro, e os coordenadores das áreas programáticas da CGE, Ana Luiza Cruz (Auditoria Interna), Larisse Moreira (Ouvidoria), Ítalo Brígido (Controladoria), Kassyo Modesto (Ética e Transparência) e Antonio Paulo Silva (Correição).
O presidente do TCE destacou a importância da colaboração do controle externo com a CGE, órgão central de controle interno do Poder Executivo, reforçando a necessidade de atuação conjunta em capacitações e atividades complementares para o fortalecimento da administração pública, visando a entrega dos melhores serviços à sociedade.
O secretário Aloísio Carvalho reiterou o compromisso com a cooperação entre as duas instituições, pois ambas desempenham um papel crucial na garantia da transparência, eficiência e conformidade dos processos governamentais, assegurando a responsabilidade na gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade cearense.
Fonte: