Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE realiza treinamento de gestão de riscos para servidores de nove órgãos que participam do Integridade MT
Luciana Silva | CGE-MT
A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) realizou, nesta terça-feira (16.07), um treinamento especializado em Gestão de Riscos para servidores do Poder Executivo. O evento foi destinado aos agentes de integridade de nove órgãos estaduais, com o objetivo de capacitá-los para o cumprimento do Programa Integridade MT. A condução do treinamento ficou a cargo da auditora do Estado Priscila Alves Ferreira.
Os temas abordados por Priscila incluem gestão, conceitos e categorias de riscos, processo de avaliação e metodologia de mapeamento de riscos, governança e o modelo das três linhas (forma de organizar a gestão de riscos, mostrando quem faz o quê na organização).
Priscila destacou que gerenciamento de riscos é o processo de identificar, avaliar e controlar ameaças potenciais a uma organização. “Essas ameaças ou riscos, podem advir de diversas fontes, incluindo incertezas financeiras, responsabilidades legais, erros de gestão estratégica, acidentes e desastres naturais. O objetivo do gerenciamento de riscos é minimizar os impactos negativos e maximizar as oportunidades”.
Outro ponto que a auditora abordou é como ensinar os agentes a reconhecer os riscos que podem afetar a organização. Ela explicou como avaliar a probabilidade e o impacto desses riscos quando identificados, determinar sua significância, implementar estratégias apropriadas e acompanhar as medidas de controle para garantir sua eficácia contínua.
Esta é a segunda de um total de quatro turmas. Participaram do treinamento os agentes de integridade da Polícia Judiciária Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, da Polícia Militar, da Perícia Oficial e Identificação Técnica, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, da Fundação Nova Chance, do Departamento Estadual de Trânsito, do Instituto de Pesos e Medidas e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.
O segundo módulo terá início ainda este mês e abordará especificamente nos riscos de integridade, facilitando as avaliações que irão orientar os planos de integridade.
—
Unidade de Comunicação
D’Laila Borges | Jornalista responsável
Angeilton Alencar | Publicitário
Luciana Silva | Jornalista
(65) 613-4017 | 99224-2551