CGE PR reúne autoridades e especialistas em combate à corrupção e governança pública

 

Congresso de Governança Pública da CGE PR compreende também o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria, com painel conduzido pelo Conaci

Especialistas em áreas relacionadas ao enfrentamento à corrupção vão se reunir no Congresso de Governança Pública da Controladoria-Geral do Paraná. O encontro será nos próximos dias 20 e 21 e as inscrições, abertas a gestores e ao público em geral, podem ser feitas pelo site do órgão.

O Congresso compreende o 4º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção e a 2ª Semana de Ouvidoria, além de homenagens relativas aos 10 anos da CGE e aos servidores que se destacaram em 2023. As palestras e painéis terão participação de autoridades nacionais, estaduais e municipais.

O presidente do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), Rodrigo Fontenelle, e o vice-presidente Edmar Camata vão conduzir o painel sobre os 10 anos da Lei Anticorrupção, programado para o segundo dia do evento.

A controladora-geral do Estado, Luciana Silva, explicou que o evento foi organizado com o objetivo de expor as atuais estratégias para aprimorar a gestão pública e combater a corrupção. “O compromisso da CGE em sua história é fomentar boas práticas que preservem o Estado de atos ilícitos e lesivos ao erário e adotar e incentivar ferramentas de controle da administração pública”, afirmou.

ESPECIAL – O único convidado a não atuar em áreas relacionadas ao controle da gestão pública é Marcos Piangers, com a palestra “Protagonismo e felicidade: a mudança que você faz no mundo”. O escritor já vendeu meio milhão de livros, no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e é seguido por 6 milhões de pessoas nas redes sociais. Ele também já foi palestrante do TEDx por cinco vezes, e seu livro “O Papai é Pop” foi adaptado para o cinema em 2022.

Piangers falará no segundo dia do congresso. “Em todos os eventos trazemos uma palestra que nos instigue a questionar nosso modo de viver ou de ver o mundo. Abordagens distintas das que vivemos no dia a dia ajudam a abrir a criatividade para novas ideias e colaboram para nossa saúde mental”, comentou Luciana.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia do congresso, serão tratados modelos de implantação da LGPD no setor público, pelo advogado Rodrigo Pironti de Castro; e o tratamento de denúncias, pelo corregedor Gilberto Waller Júnior, da Procuradoria-Geral Federal, vinculada à Advocacia-Geral da União. O painel do dia abordará saúde mental, violência contra a mulher e igualdade racial.

O dia seguinte começa com o debate sobre uso de tecnologia na governança pública, pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, Wesley Vaz Silva. Depois, seguem-se os painéis sobre compliance, os 10 anos da Lei Anticorrupção, e o papel da Ouvidoria no combate ao assédio.

O evento será realizado no auditório Mário de Mari, da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), das 9h às 18h. A programação completa, com link de inscrição e localização podem ser consultados na página do Congresso, no site da CGE. Informações sobre o Congresso estão disponíveis no Instagram da CGE: @cge_pr.

 

Fonte: Ascom CGE/PR