CGE participa de evento Pacto Brasil no Ceará: Fortalecendo a Integridade nas Empresas
O órgão é uma das 46 instituições e empresas que compõem Pacto Brasil pela Integridade

Como órgão apoiador institucional do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE Ceará) esteve presente, nesta quinta-feira (03), no evento “Pacto Brasil no Ceará: Fortalecendo a Integridade nas Empresas”.
Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o encontro reuniu empresários, advogados, compliance officers, representantes da sociedade civil e servidores públicos em um debate essencial sobre integridade e boas práticas no ambiente de negócios.
Representando a CGE Ceará, o secretário executivo, Marconi Lemos, participou da cerimônia de abertura. “Integridade é um valor fundamental que vai além do comportamento individual. Ela se tornou um pilar essencial para a solidez e a confiança nas organizações, tanto no setor público quanto no privado”.
“No Estado do Ceará, temos uma legislação que torna obrigatória a implementação de Programas de Integridade nos órgãos e entidades, iniciativa coordenada pela CGE e já adotada por 32 setoriais”.
“Para que a integridade se fortaleça no ambiente de negócios, é essencial que todos os atores, públicos e privados, compartilhem esse compromisso. Afinal, integridade significa confiança, e construir confiança exige alinhamento e participação de todos”, fez questão de frisar, Marconi Lemos.
Como órgão apoiador institucional, a CGE Ceará também marcou presença no painel “A Importância e os Desafios dos Programas e Medidas de Integridade nas Empresas”. Na ocasião, o coordenador de Correição, Antonio Paulo Silva, ressaltou a relevância da integridade como um pilar essencial para a gestão pública e privada, destacando seu impacto na transparência, na credibilidade institucional e na construção de ambientes mais éticos e responsáveis.
“A integridade é um pilar essencial tanto para o setor público quanto para o privado. Ela vai além do cumprimento de normas e regulamentos; trata-se de um compromisso contínuo com a ética, a transparência e a responsabilidade na gestão.”
“Durante o painel, tivemos a oportunidade de reforçar como a integridade fortalece as instituições, garantindo mais credibilidade, confiança e sustentabilidade nos negócios e na administração pública. Empresas e órgãos que adotam boas práticas de integridade não apenas mitigam riscos, mas também criam um ambiente mais seguro e eficiente para seus colaboradores e para a sociedade como um todo”, destacou o coordenador de Correição da CGE.
A CGE Ceará é uma 46 instituições e empresas que compõem Pacto Brasil pela Integridade. O órgão é ainda o agente responsável por implementar ações de integridade nos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo Estadual, por meio da implementação do Programa de Integridade do Estado.
Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
O Pacto é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial. A participação será realizada a partir da assinatura de termo de adesão e da realização da autoavaliação.
Para saber mais, acesse o link: https://bit.ly/4hWrUYM
Fonte:
CGE-CE