CGE-MT vai mapear riscos à integridade nos órgãos estaduais

O objetivo é contribuir para o aprimoramento da gestão de riscos na administração pública estadual

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) vai mapear, nos órgãos/entidades do Governo de Mato Grosso, os riscos à integridade que possam comprometer os valores, a ética e o alcance dos objetivos organizacionais. A CGE-MT pretende concluir o levantamento até o fim deste ano com o primeiro grupo de instituições a serem avaliadas.

O objetivo é contribuir para o aprimoramento da gestão de riscos na administração pública estadual, definir um processo de mapeamento de riscos de integridade, estabelecer uma metodologia a ser utilizada, além estipular quais instrumentos deverão ser usados para minimizar vulnerabilidades em determinadas áreas, processos e projetos.

O trabalho ainda tem como mote fomentar o processo de tratamento de gestão de riscos das instituições avaliadas e, dessa forma, contribuir para melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Para essa ação ser mais assertiva, os auditores da CGE participaram, em março/2022, de capacitação à distância promovida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em gestão de riscos. Este treinamento integra o Plano Anual de Capacitações em 2022 da CGE.

A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

É membro-fundador da Organização Internacional para Padronização (ISO), da Comissão Panamericana de Normas Técnicas (Copant) e da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Fonte:

Juliene Leite
Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social
Assessoria de Comunicação – CGE-MT
(65) 3613-4017
www.controladoria.mt.gov.br