CGE-MT realiza treinamento sobre assédio para servidores da Secel

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) realizou, na última quinta-feira (01.08), um treinamento para os servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) com foco nos temas de assédio moral e sexual.

O evento fez parte do Programa Integridade e buscou capacitar os servidores para se protegerem em situações de assédio, além de destacar as formas disponíveis de denúncia.

No início do evento, foram apresentados o conceito de assédio e suas diversas formas. O palestrante e auditor da CGE, Rodrigo Amorim, detalhou o impacto do assédio moral e o descreveu como uma situação em que indivíduos são submetidos a circunstâncias humilhantes.

“Esses episódios de assédio podem se manifestar de várias maneiras, como monitoramento excessivo, uso de apelidos pejorativos, constrangimentos, ameaças de demissão e críticas constantes”, afirmou.

No entanto, o palestrante também destacou o que não é assédio como, por exemplo, cobrar prazos para entregas de trabalho.

O treinamento também abordou o assédio sexual e o definiu como o ato de constranger alguém em função de sua posição hierárquica ou por meio de perseguição. Foi enfatizado que os agressores podem ser responsabilizados disciplinar, civil e criminalmente.

O evento serviu para sensibilizar e instruir os servidores da Secel sobre a gravidade do assédio e suas consequências legais e pessoais, além de promover um ambiente de trabalho respeitoso e seguro.

A servidora da Secel, Jocélia Vidal Inácio, destacou a importância da palestra. “Considero a palestra extremamente relevante e acredito que ela deveria ser realizada em diversos outros locais, pois traz informações valiosas. Sempre me preocupei em não ofender ninguém. No meu setor, lidamos com muita pressão, esforçando-nos ao máximo. Com as informações que recebi, agora sei identificar melhor a diferença entre assédio e uma cobrança normal das atividades. Pretendo ficar mais atenta e compartilhar esse conhecimento com meus colegas”.

Por fim, a servidora da Secel, Crislaine Gonçalves, ressaltou que o conhecimento era necessário. “Ele não é útil apenas para a administração pública, mas também para o setor privado. Agora que sei como denunciar e posso orientar outras pessoas. Digo a todos: se algo acontecer, tenham coragem de denunciar”, disse.

Como denunciar

Se um servidor sofrer assédio, ele deve recorrer à Ouvidoria por meio do Fale Cidadão. Esse serviço está preparado para receber críticas, sugestões ou denúncias relacionadas a qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual. Os canais de contato disponíveis são: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro online pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao, com redirecionamento acessível em todos os sites dos órgãos.

Fonte:

CGE-MT