CGE-MT publica Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna

Documento estabelece princípios, conceitos, diretrizes e requisitos para a prática da auditoria interna pela CGE-MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) publicou, ontem (24.05), o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. O documento estabelece princípios, conceitos, diretrizes e requisitos para a prática da auditoria interna pela CGE-MT, em alinhamento aos padrões internacionais.

Apresenta requisitos mínimos de planejamento, execução, comunicação de resultados e monitoramento de auditoria. A ideia da elaboração do referencial é padronizar, sistematizar e aprimorar a atuação dos auditores do Estado em avaliação e consultoria para auxiliar os órgãos estaduais no alcance dos resultados institucionais.

“Temos o compromisso de promover o aprimoramento contínuo dos processos de auditoria, visando à eficiência e profissionalização da nossa instituição, a fim de auxiliar os auditados na melhoria dos resultados na prestação dos serviços públicos”, observa o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.

O documento está formatado em cinco capítulos: 1) Propósito e abrangência de auditoria interna; 2) Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual;  3) Princípios e requisitos éticos; 4) Gerenciamento da atividade de auditoria interna; 5) Operacionalização das atividades de auditoria interna.

Para a produção do referencial, a CGE-MT inspirou-se em normas e boas práticas do Instituto dos Auditores Internos (The IIA) e da Controladoria Geral da União (CGU), com as devidas adaptações à legislação estadual.

A proposta foi elaborada e apresentada em fevereiro deste ano aos auditores do Estado. O documento ficou à disposição da carreira por 15 dias para contribuições e posterior envio ao Conselho do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual (CSCI) para análise e aprovação.

A elaboração do referencial atende aos requisitos do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), desenvolvido para o setor público pelo The IIA. A CGE-MT segue a metodologia IA-CM e busca cada vez mais avançar nos níveis estabelecidos pelo modelo em práticas de auditoria sistemáticas, disciplinadas e baseadas em risco.

O titular da CGE-MT ressalta a importância do envolvimento da equipe de auditoria interna na implementação do Referencial Técnico para atingir os objetivos esperados. “Somente com o comprometimento de todos poderemos alcançar os resultados desejados e assegurar que nossos esforços sejam direcionados à obtenção de serviços públicos de qualidade e efetivos para a população”, afirma Paulo Farias.

O referencial está disponível no site da CGE, no menu superior “Auditoria e Controle”, “Atuação”. Clique AQUI para acessar o documento diretamente.

Download 

Fonte:

CGE-MT