CGE-MT promove capacitação sobre Gestão de Riscos para servidores da Sema

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) realizou, na semana passada, uma capacitação para a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) sobre Gestão de Riscos na Prática.

O curso foi conduzido pelo auditor do Estado, Rodrigo Morais de Amorim, que abordou temas essenciais relacionados à integridade e governança pública para aprimorar a prevenção de irregularidades e fortalecer a gestão no setor público.

A capacitação tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a gestão de riscos com foco em práticas que auxiliem a minimizar possíveis irregularidades nas atividades governamentais. Entre os tópicos abordados, estão a Integridade Pública, as Limitações dos Controles Internos, o Triângulo da Fraude e a Cultura de Integridade, além da identificação e classificação de Riscos de Integridade.

A metodologia utilizada no curso baseia-se em práticas da Controladoria Geral da União (CGU), com destaque para a classificação de riscos, que engloba temas como Conflito de Interesses, Nepotismo, Vantagem Indevida, Assédio Moral e Assédio Sexual, entre outros.

“Buscamos fornecer ferramentas práticas que possam ser aplicadas no dia a dia para prevenir irregularidades dentro das organizações. Ao abordar estes temas, nosso objetivo é capacitar os participantes a identificar riscos com clareza, analisar seu impacto e probabilidade, e estabelecer controles eficazes para mitigá-los”, explica Rodrigo Morais.

Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a atividades práticas, como o mapeamento de stakeholders e a análise de impacto e probabilidade de riscos. Também foram discutidos temas relevantes como fraude em contratações, utilização indevida de recursos públicos, e a importância de uma conduta íntegra no serviço público.

A capacitação buscou reforçar a teoria e proporcionar ferramentas práticas para que os servidores da Sema possam identificar e reduzir os riscos de integridade de forma eficiente. Ao final, foi desenvolvido um plano de ação com as principais atividades de controle e tratamento dos riscos identificados.

A iniciativa da CGE-MT buscou melhorar a gestão pública, ajudando a prevenir problemas e garantir que tudo funcione de forma correta e transparente. Ela incluiu medidas para identificar e corrigir erros e fraudes, seguindo regras de ética e controle.

Fonte

CGE-MT