Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE-MT participa da Semana da Integridade promovida pela Ager
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participou, na última quinta-feira (29), do evento “Conscientização para Gestão de Riscos e Integridade”, organizado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager), como parte da Semana de Integridade.
O evento, que ocorreu de 26 a 30 de agosto, visa fortalecer a cultura de integridade e gestão de riscos no setor público.
Durante o evento, o auditor da CGE, Rodrigo Amorim, destacou a importância do programa e ressaltou que a identificação de riscos de integridade é uma responsabilidade compartilhada por todos os servidores públicos.
“As agendas próprias que órgãos como Ager estão criando para falar sobre integridade já demonstram um primeiro efeito positivo e o reconhecimento da CGE como impulsionadora da cultura de integridade no Estado”, afirmou.
Na apresentação, Amorim enfatizou que todos na organização, sejam servidores efetivos, comissionados, terceirizados, temporários ou estagiários, são fundamentais para a compreensão dos riscos e para o tratamento das vulnerabilidades. “A mudança de cultura tende a ser mais exitosa com o envolvimento de todos desde o início da construção do plano de integridade”, completou.
Em sua apresentação, Amorim definiu a integridade pública como o alinhamento constante a valores, princípios e normas éticas que priorizam o interesse público. Ele destacou que a gestão eficaz desses riscos é essencial para preservar a reputação, a confiança e a sustentabilidade das organizações e prevenir escândalos e prejuízos financeiros.
A identificação e classificação dos riscos de integridade foram apontadas como etapas cruciais para detectar e priorizar ameaças éticas, fortalecendo a cultura organizacional, o ambiente de negócios e a reputação das entidades públicas.
E para finalizar a apresentação, o auditor apontou exemplos práticos e resolveu um estudo detalhado de caso com reflexões sobre a atuação das agências reguladoras.
“Muito importante falar sobre o nosso evento que teve a participação da CGE, também chamado Semana da Integridade. Queria primeiramente agradecer à Comissão de Ética e Integridade da Ager-MT por dar vazão e continuidade ao programa e por avançar nesta direção de construir um pilar firme de integridade para a Agência e também agradecer a presença da CGE com palestra atinente ao tema”, finalizou Luis Nespolo, presidente regulador da Ager-MT.
Fonte:
CGE-MT