CGE-MT inicia curso sobre ética e integridade no serviço público
Servidores participam de capacitação que promove valores e práticas éticas

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) iniciou, na última sexta-feira (5.9), o curso “Ética como Bússola: Integridade e Valores para o Serviço Público”, vinculado ao Programa de Integridade de Mato Grosso.
No primeiro dia, a capacitação reuniu mais de 80 servidores de diferentes órgãos estaduais e teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre as raízes, os desafios e as possibilidades da ética no mundo contemporâneo, promovendo a retomada de valores e a construção de uma bússola para o século XXI.
O curso é conduzido pelo professor de filosofia e servidor da CGE, Douglas Remonatto, que destacou a importância da clareza ética para o fortalecimento individual e coletivo.
“O mais comum hoje é que a maior parte das pessoas, por não ter valores claros, torna-se mais frágil. Vivemos em um mundo extremamente relativista, no qual tudo é considerado relativo. É preciso lembrar: opiniões são ideias e, como tal, podem ser debatidas, mas as pessoas devem sempre ser respeitadas”, afirmou.
Composto por cinco encontros, o curso começou com o tema “O Nascimento da Crise: Raízes Filosóficas de um Mundo Sem Valores”, conduzindo os participantes a refletirem sobre fundamentos históricos e filosóficos da ética e sua importância para a vida em sociedade.
Nos próximos encontros, os debates avançarão para temas como a convivência ética, a força das grandes referências, os impactos da automatização e, por fim, a construção de uma ética prática para o século XXI.
A iniciativa tem como objetivo oferecer aos servidores ferramentas para identificar referências éticas, resgatar valores fundamentais e aplicá-los no exercício profissional, fortalecendo a integridade e a transparência no serviço público estadual.
Fonte:
CGE-MT