Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE-MT e Sema unem esforços para aprimorar o Cadastro Ambiental Rural
Reunião inaugural da colaboração estratégica entre as duas instituições foi realizada na terça-feira (23.05)
A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizaram, na tarde de terça-feira (23.05), reunião inaugural da parceria que visa à avaliação e consultoria no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O encontro marcou o início de uma colaboração estratégica entre as duas instituições para aprimorar o processo do CAR e garantir um melhor gerenciamento das informações ambientais no estado.
O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para o controle, monitoramento e planejamento ambiental com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais em todo o estado. Por meio dele, é possível identificar áreas de preservação permanente, reservas legais, remanescentes de vegetação nativa, entre outros aspectos relevantes para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
A parceria entre a CGE e a Sema surge com o propósito de aprimorar o CAR por meio de uma avaliação minuciosa do processo e a oferta de consultoria especializada. “Essa não é uma apuração, uma auditoria para apontar culpados e responsabilidades. O objetivo principal é identificar pontos de melhoria e propor soluções efetivas, visando à eficiência e transparência no cadastro e análise das informações”, salientou o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.
Durante a reunião inaugural, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou a importância dessa colaboração para fortalecer a gestão ambiental e fomentar a sustentabilidade no estado. “Estamos empenhados em aprimorar continuamente o Cadastro Ambiental Rural e garantir sua efetividade na preservação do meio ambiente. A atuação da CGE será importante nesse processo, considerando que Mato Grosso é líder nacional nessa questão, o que nos confere uma responsabilidade adicional”, afirmou a secretária.
Paulo Farias ressaltou o compromisso da CGE em contribuir com a transparência e aperfeiçoamento dos processos de gestão, em especial das políticas públicas. “Nosso papel é auxiliar os órgãos governamentais na busca pela excelência na administração pública. Através dessa parceria com a Sema, poderemos colaborar diretamente na melhoria do Cadastro Ambiental Rural”, disse.
Neste primeiro momento, os auditores da CGE estão fazendo o levantamento preliminar do objeto junto à equipe da Sema para, a partir daí, definir o foco do trabalho. “Inicialmente, os auditores estão estudando o objeto para conhecer os sistemas, os setores e os recursos humanos e financeiros envolvidos para depois delimitar o escopo e formalizar um programa de trabalho”, explicou o superintendente de Avaliação e Consultoria de Infraestrutura, Economia e Meio Ambiente da CGE, Sérgio Paschoal.
O trabalho da CGE também atende à cláusula prevista no Termo de Compromisso existente entre a Sema e o Ministério Público Estadual de análise periódica nos Cadastros Ambientais Rurais validados.