04 de novembro de 2025
CGE-MT e municípios articulam criação do Conselho Estadual de Controle Interno
Proposta integra um movimento em curso em todo o país, conduzido pelo Conselho Nacional de Controle Interno
A Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) promoveu, na sexta-feira (31.10), uma reunião estratégica com representantes da Associação dos Controles Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT) e do controle interno da Defensoria Pública do Estado para tratar da criação do Conselho Estadual de Controle Interno de Mato Grosso (Coneci-MT).
A proposta integra um movimento em curso em todo o país, conduzido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), voltado à criação de conselhos estaduais com o objetivo de fortalecer a articulação entre as controladorias e aprimorar a governança pública.
A ideia é que o Coneci-MT seja um espaço de cooperação entre os órgãos de controle interno do Governo do Estado, das prefeituras, das câmaras de vereadores e da Defensoria Pública de Mato Grosso, com foco no intercâmbio de conhecimentos e práticas que contribuam para o aprimoramento da gestão pública em todas as esferas.
“O controle interno vai muito além da verificação de conformidades. Hoje, ele é um agente de transformação, que promove eficiência, inovação e credibilidade na gestão pública”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, eleito vice-presidente de Relações Institucionais do Conaci para o biênio 2026/2027.
A CGE-MT já desenvolve diversas ações voltadas ao apoio técnico e à estruturação dos controles internos municipais. Um exemplo é a elaboração da minuta do Referencial Técnico para Implantação e Avaliação de Programas de Integridade nos Municípios Mato-grossenses, documento que propõe diretrizes e parâmetros para consolidar a cultura da integridade nas administrações locais.
Além disso, em 2023, a CGE-MT firmou um termo de cooperação com a Audicom-MT com o propósito de ampliar o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e técnicas entre os controle interno estadual e municipais.
Para o presidente da Audicom-MT e controlador-geral da Prefeitura de Cáceres, Robson Máximo, a criação do Coneci-MT representa um marco na consolidação de uma rede integrada de controle interno em Mato Grosso. “Quando unimos esforços e compartilhamos boas práticas, todos ganham, o Estado, os municípios e, principalmente, o cidadão. O Coneci será um símbolo de cooperação, inovação e fortalecimento institucional da gestão pública mato-grossense”, ressaltou.
Participaram da reunião, pela Audicom-MT, Luciene Coradine (controladora-geral do município de Aripuanã e vice-presidente da associação), Luciana Felisberto (controladora da Câmara de Vereadores e 1ª tesoureira) e Keila Martim (controladora da Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte e 2ª tesoureira). Representando a Defensoria Pública, estiveram presentes a controladora-geral, Bárbara Nathalia Nogueira Garnica Rocha, e o controlador interno, Vitor José Batista Vittorazi.
Fonte:
CGE-MT