CGE-MT cria Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Auditoria Interna

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) anunciou a criação do Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna (PGMQ). A iniciativa foi estabelecida pela Portaria nº 64/2023/CGE-MT, divulgada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (21.06).

O objetivo é promover a excelência e o aprimoramento contínuo dos processos de auditoria interna realizados pelo órgão. “Com a implementação desse programa, buscamos elevar os padrões de qualidade da atividade de auditoria interna, garantindo que os processos sejam realizados de forma eficaz e em conformidade com as normas internacionais”, explica o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.

O PGMQ estabelece avaliações internas e externas de qualidade em todas as etapas da atividade de auditoria interna, desde o planejamento até o monitoramento das recomendações emitidas. O objetivo é verificar a conformidade dos trabalhos com as normas estabelecidas pela CGE, além de avaliar a conduta ética e profissional dos auditores.

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Unidade de Desenvolvimento e Articulação Institucional da CGE. Suas atribuições incluem estabelecer e monitorar os indicadores de desempenho da atividade de auditoria interna, definir roteiros, periodicidade, metodologia e forma de reporte das avaliações internas de qualidade, além de consolidar e divulgar os resultados das avaliações realizadas.

A criação do programa é resultado de um estudo realizado pelo grupo de trabalho formado em 2022, cujo objetivo foi avaliar internamente o nível de maturidade da atividade de auditoria interna na CGE, com base no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM) do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

A CGE utiliza o modelo IA-CM como uma ferramenta estratégica de melhoria contínua e organizada da qualidade do processo de auditoria interna há mais de seis anos. A formatação do PGMQ é um dos requisitos do nível 3 (Integrado) do modelo, que a CGE pretende alcançar até junho de 2024.

Antes de sua publicação, o programa passou por análise dos superintendentes e equipes de auditoria e controle da CGE, que contribuíram com sugestões. Em seguida, foi encaminhado ao Conselho do Sistema de Controle Interno (CSCI) para aprovação.

Como resultado da instituição do PGMQ, a CGE criou uma página em seu site (cge.mt.gov.br) com modelos e orientações de apoio às auditorias internas governamentais, divididos por tipo de serviço (avaliação, consultoria e apuração). A página pode ser acessada diretamente pelo menu superior “Auditoria e Controle” ou clicando AQUI.

Fonte:

CGE-MT