CGE-MT assessora, capacita e emite orientações técnicas à Secretaria de Saúde de Cuiabá

Em apoio ao Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde, CGE capacitou mais de 120 servidores para fiscalização de contratos

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) tem auxiliado o Gabinete Estadual de Intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) com a realização de auditorias, assessoramento, capacitações e emissão de orientações técnicas, com o objetivo contribuir para a melhoria dos controles internos dos processos e rotinas de trabalho.

Por meio da CGE, mais de 120 servidores da saúde municipal participaram de um curso sobre fiscalização de contratos, recebendo orientações importantes, como a diferença entre gestão e fiscalização de contratos, os objetivos, fases e atribuições do servidor designado como fiscal de contratos. Também foram fornecidas orientações técnicas sobre gestão de fila de regulação, carga horária de profissionais de saúde membros de equipe de Saúde da Família e possibilidade de acumulação de cargo público com residência médica.

“Realizamos várias orientações no período em que estivemos alocados lá na Secretaria Municipal de Saúde, muitas vezes encaminhando as orientações e recomendações já emitidas pela CGE (no âmbito estadual)”, observa o auditor Gregory Sacal, um dos designados para atuar na intervenção.

Outros trabalhos de avaliação e consultoria estão em andamento. Um deles na assistência farmacêutica. Nesse contexto, foram realizadas reuniões e análises das etapas do ciclo de assistência farmacêutica, o que gerou orientação técnica quanto à utilização do Sistema Hórus na gestão de medicamentos pelas unidades de saúde do município de Cuiabá.

Também será emitida orientação técnica com o intuito de auxiliar a SMS na definição das etapas do ciclo de assistência farmacêutica, com sugestão de fluxograma, inclusão de setor específico de assistência farmacêutica na Secretaria, inclusive com o fornecimento de modelos de manuais e de procedimento operacional padrão.

“Com essas medidas, a CGE-MT busca contribuir para um atendimento de saúde mais eficiente e de qualidade ao cidadão”, observa o secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias.

Fonte:

CGE-MT