CGE-MT apresenta Sistema de Controle Interno à Controladoria de Campo Grande

Software concentra as informações de todo o ciclo de auditoria interna

Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) apresentaram, na sexta-feira (04.11), as funcionalidades da ferramenta eletrônica, utilizada na gestão das atividades de auditoria e controle do órgão, à equipe da Controladoria Geral do Município de Campo Grande. O interesse em conhecer o sistema partiu dos profissionais da CGM, como desdobramento da apresentação do novo sistema na 43ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada no mês de setembro em Cuiabá (MT).

Denominado de Sistema de Controle Interno (SCI), o software concentra as informações de todo o ciclo de auditoria – da abertura das ordens de serviços à elaboração dos produtos (relatórios, pareceres, orientações técnicas etc.), passando pelo monitoramento da adesão às recomendações emitidas aos órgãos estaduais.

A ideia da apresentação foi demonstrar os fundamentos da concepção e o funcionamento da plataforma, para que a CGM avalie a viabilidade de uso do software ou sirva de referência no eventual desenvolvimento de sistema próprio.

A Controladoria de Mato Grosso acenou positivamente a uma eventual parceria com a CGM, para compartilhamento da plataforma como parte da diretriz estratégica de apoio aos controles internos municipais, ainda que as prefeituras e câmaras não estejam na jurisdição de atuação da CGE.

“Não precisamos inventar a roda. Temos é de nos unir cada vez mais, utilizar as ferramentas e metodologias disponíveis, para evoluirmos e darmos uma resposta efetiva à sociedade sobre a melhoria dos serviços públicos como um todo”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Atual e novo

À CGM, foi feita a demonstração do atual e do novo SCI, em desenvolvimento por fábrica de software contratada, sob consultoria da Unidade de Inteligência da CGE-MT, responsável pelo levantamento dos requisitos para a ferramenta.

A ideia é desenvolver uma nova ferramenta, em linguagem de programação mais moderna, para possibilitar a criação de interface amigável e intuitiva, com funcionalidades que atendam às necessidades dos auditores usuários da plataforma, já que o sistema atual tem mais de 10 anos.

“O objetivo é modernizar a ferramenta, ao criar painéis de gestão, para facilitar o acompanhamento das ordens de serviços pelas chefias, atualizar a editor de texto nos moldes do Word, possibilitar logar no sistema pelo e-mail e gerar notificações aos usuários sobre pendências, por exemplo”, pontuou o chefe da Unidade de Inteligência da CGE, Aprígio Freitas.

O auditor Márcio Costa especificou outros benefícios da nova ferramenta. “A ideia é dar uma visão global a todos os produtos de auditoria, tirar todas as informações relevantes do SCI. Estamos desenvolvendo uma interface para o usuário ver a relação entre subsistema, ponto de controle, tipo de objeto e questão de auditoria, no cumprimento das ordens de serviço dentro do SCI”, ressaltou Márcio.

Fonte:

CGE-MT