CGE-MS prestigia Ciclo de Palestras da 45ª Reunião Técnica do Conaci

A controladora-geral adjunta da CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), Marina Hiraoka Gaidarji, esteve presente nos debates da 45ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC/Conaci).

O evento sediado em Maceió (AL), teve na sexta-feira (24) a participação dos controladores dos Estados, do Distrito Federal, das capitais e da União com transmissão, ao vivo, pela Conaci TV. As discussões do evento foram em torno dos temas: meio ambiente, controle interno, liderança, comunicação não violenta e soft skills.

De acordo com Marina Gaidarji as expectativas são positivas. “Estes encontros são valiosos, pois, ao final das câmaras técnicas as discussões têm como objetivo o fortalecimento do controle interno em nível nacional, apoiando para que todos os membros do Conaci contribuam e mantenham uma atuação mais alinhada, o que reflete na melhoria das entregas dos trabalhos para a sociedade em geral”, afirma.

As RTCs são realizadas três vezes ao ano, em cidades dos Estados que integram o Conselho Nacional e em forma de rodízio com o objetivo de definir as diretrizes de atuação do Conaci, bem como avaliar temas específicos, inclusive, as temáticas e outros assuntos inerentes às atividades de planejamento do Encontro Nacional de Controle Interno.

Câmaras Técnicas

Na última quinta-feira (23), os debates foram voltados para os trabalhos das Câmaras Técnicas. Os membros do Conselho Nacional e assessores (indicados pelas Controladorias participantes) trataram de pautas sobre Lei Anticorrupção (LAC), Auditoria Interna e IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para finalizar a 45ª RTC, os coordenadores das Câmaras Técnicas apresentaram os resultados das atividades realizadas.

Encontro Nacional

Em setembro deste ano, a 47ª RTC e o XIX Encontro Nacional de Controle Interno acontecerão em Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande serão os anfitriões de, aproximadamente, 250 participantes de todo o País.

Fonte:

Karla Tatiane, CGE-MS