CGE-MS: capacitação facilita desenvolvimento e contribui para melhores resultados

Implantar 100% das ações propostas pelo PAC (Plano Anual de Capacitação), relativas ao exercício de 2023, na CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul). Esta é uma das principais metas do Ceot (Centro de Estudos e Orientações Técnicas) que atua como um setor de assessoramento às demandas relativas aos treinamentos, capacitações e publicações oficiais da CGE-MS.

Dessa vez, o setor organizou o curso Excel – Módulo I (Intermediário) e Módulo II (Avançado), em parceria com a Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), na modalidade presencial, que acontece de 28.8 a 1º.9, a primeira etapa, e no período de 11 a 15.9, a segunda fase.

O curso é realizado nas acomodações da Acadepol/MS, localizada à rua Delegado Osmar de Camargo, n. 289, Parque dos Poderes.

O público do treinamento são 33 servidores entre auditores do Estado e administrativos que atuam na Auditoria-Geral e na Superintendência Administrativa e Financeira, por meio da capacitação, poderão colocar em prática os ensinamentos adquiridos na rotina do trabalho gerando maior eficiência. Após o término do curso, os participantes terão direito ao certificado de conclusão.

Para a auditora do Estado Mayra Caroline Vanzo Marques o curso está sendo bastante didático. “A ministrante é muito boa e isso facilita. Para mim, por enquanto, estou revisando conteúdo porque já tinha uma noção de Excel. Contudo, quando formos para a fase avançada acredito que vou aprender bastante, pois com o tempo acabamos esquecendo se o conhecimento adquirido não é aplicado. Como atuo em uma área que audita muitas tabelas, o curso será fundamental na nossa rotina de trabalho para alcançarmos melhores resultados”, afirma.

Conforme o servidor Diego da Silva Areco, o curso veio em um bom momento. “A capacitação está sendo interessante, pois meu nível é intermediário. Contudo, como a gente acaba não utilizando todo o conhecimento no dia a dia, estou relembrando vários conteúdos. E melhor ainda, com grandes expectativas para o avançado, pois ter a oportunidade de adquirir conhecimento sempre é bom e poder aplicá-los otimizando o trabalho é melhor ainda”, declara.

Muitas capacitações para este ano ainda estão previstas pelo Ceot. Até o momento, 70,83% da meta estipulada já foi alcançada. Sobre o PAC que está sendo cumprido, sua aprovação foi publicada em dezembro de 2022, no DOE (Diário Oficial do Estado). O documento contém, detalhadamente, “informações sobre oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional dos servidores em exercício na CGE-MS, voltadas para a melhoria da qualidade das atividades desempenhadas, considerando as características e necessidades de cada área”.

Fonte:

Texto e foto: Karla Tatiane, CGE-MS