CGE-MG promove encontro de auditores setoriais e seccionais

O provimento das 70 vagas de auditor interno aprovados em concurso de cargos de carreira realizado em 2012 e a realização de novos seminários envolvendo as três Subcontroladorias da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (de Auditoria e Controle de Gestão, de Informação Institucional e da Transparência e da Correição Administrativa) foram, entre outras, ações anunciadas pelo Controlador-Geral, professor Plínio Salgado, na abertura do primeiro encontro do ano da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) com os auditores setoriais e seccionais do Estado. O evento, realizado no salão plenário da Cidade Administrativa no dia 8 de março, teve como principal objetivo promover um balanço das atividades desenvolvidas em 2012 e apresentar os principais projetos a serem implantados este ano pelas três Subcontroladorias e suas unidades e pelo Gabinete.

Além do Controlador-Geral do Estado, compuseram a mesa os subcontroladores Eduardo Fernandino, de Auditoria e Controle de Gestão; Margareth Travessoni, de Informação Institucional e da Transparência; e Mônica Aragão, da Correição Administrativa. Além dos temas acima, o professor Plínio Salgado falou ainda sobre a criação de uma equipe especializada em auditoria para promover um curso preparatório para os novos auditores e destacou o remanejamento de cargos comissionados de auditor setorial da Administração Direta do Poder Executivo para o quadro da Controladoria-Geral do Estado e a realização do 1º Seminário de Direito Administrativo Disciplinar e do Seminário “Reflexões sobre o Dia Internacional de Combate à Corrupção”.

Após relembrar e destacar outros eventos e trabalhos desenvolvidos em 2012, o Controlador-Geral do Estado revelou que, em outubro deste ano, um novo seminário deverá ser realizado: “Já existe uma comissão formada para organizar um seminário de discussão envolvendo as três Subcontroladorias da GGE”. Ao final de sua apresentação, citou a criação do Manual de Tomadas de Contas Especiais, em cujo procedimento se atesta a observância do contraditório e do direito à ampla defesa aos servidores e agentes que respondam a processos administrativos.

Reflexões

Na sequência, o Subcontrolador de Auditoria e Controle de Gestão, Eduardo Fernandino, fez uma reflexão sobre as atuações das auditorias no Estado nos dois últimos anos: “Eu vejo que, no decorrer desses anos, fomos aprimorando nossa forma de atuação; todavia, ainda precisamos melhorar nossa forma de trabalhar”. Fernandino apontou ainda a importância das auditorias procurarem a Controladoria-Geral do Estado para colher subsídios em suas atuações e apontou novidades para este ano: “Estamos trabalhando em um projeto pioneiro, uma nova estruturação da modelagem para auditagem da Parceria Pública Privada Prisional, a ser implantada em 2014. Vamos analisar mais de 380 indicadores que serão avaliados e auditados para que, a partir de ano que vem, possamos iniciar a auditagem da PPP Prisional.”

Em seguida, a Subcontroladora da Informação Institucional e da Transparência, Margareth Travessoni, destacou alguns dos muitos eventos e trabalhos realizados ano passado, como a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), o lançamento da cartilha “Voto Responsável” e a responsabilidade de assumir o Portal da Transparência, que oferece ao cidadão o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Estadual. “Para este ano, já estamos trabalhando na ampliação e melhoria do Portal da Transparência, na criação de redes sociais para que os jovens tenham a oportunidade de maior participação na gestão pública e na abertura de um edital para concurso de aplicativos, que tem como objetivo fomentar a cultura de utilização de dados abertos governamentais e incentivar o controle social”, disse Margareth Travessoni.

Para completar a participação da mesa, a Subcontroladora de Correição Administrativa, Mônica Aragão, abordou os desafios e as atividades desenvolvidas, destacando que “uma das atividades que marcaram esta Subcontroladoria foi o trabalho realizado em conjunto com a Auditoria. Durante um período de aproximadamente quatro meses, nós nos reunimos e debatemos algumas propostas sobre a normatização relativa à correição realizada pelas auditorias. A idéia que começou em 2012 e se desenvolve e se expande agora em 2013 é de, cada vez mais, estarmos afinados”. Relembrou ainda o lançamento do Manual Prático de Prevenção e Apuração de Ilícitos Administrativos, que será disponibilizado no mês de abril, além de pontuar a realização de cursos de capacitação para servidores estaduais, entre outros.

Ao final, foi aberto espaço para debate entre os componentes da mesa e os auditores, objetivando-se a abordagem e esclarecimento dos temas tratados.

———————————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Texto: Leonardo Cunha/ ASCOM –CGE/MG

E-mail: leonardo.cunha@controladoriageral.mg.gov.br

Telefone: (31) 3915-8944

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099