Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
CGE firma parceria com o Tribunal de Justiça para impulsionar a ciência de dados no órgão
A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) uniram forças em uma parceria estratégica para a transferência de conhecimento sobre o método de ciência de dados desenvolvido e utilizado pelo Judiciário mato-grossense.
A primeira reunião decorrente desta colaboração foi realizada na quarta-feira (08.11), entre as equipes da Unidade de Inteligência e Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da CGE e o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) do TJMT.
Na ocasião, o assessor de projetos de sistemas do Dapi, Uiller Prado, mostrou aos servidores da CGE os métodos, técnicas e tecnologias empregadas no Projeto OMNI, um banco de dados que centraliza todas as principais informações contidas nos diversos sistemas utilizados pelo Judiciário mato-grossense.
“O secretário Paulo Farias (CGE) determinou que o setor de inteligência do órgão atue não só no desenvolvimento de soluções, mas também em ciência de dados para entrega de valor de forma rápida, assertiva e precisa às áreas finalísticas da CGE e aos órgãos estaduais”, observou o analista Angelton Alencar, da Unidade da Inteligência da CGE.
Para tornar tudo isso possível, a CGE aprimorou sua infraestrutura de tecnologia da informação mediante a implantação de um data lake, um repositório centralizado que armazena, processa e protege grandes volumes de dados em sua forma original. “Este repositório nos permite abordar a realidade dos principiais dados de todas as secretarias estaduais”, observou o auditor Jonathas Fujii.
Além disso, 18 profissionais da Unidade de Inteligência da CGE estão se capacitando em Tableau Prep Builder e Tableau Desktop, ferramentas essenciais para visualizar, explorar e traduzir dados brutos em insights acionáveis, que podem orientar políticas, programas e decisões estratégicas de governo.
Nesse processo de avançar no uso da ciência de dados, a CGE também vai conhecer a experiência de outras instituições, como o Ministério Público Estadual (MPE).