CGE-CE realiza trabalho de orientação técnica sobre gerenciamento de riscos para a Seduc

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) se reuniu, na última terça-feira (22), com a equipe de Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Secretaria da Educação (Seduc) para prestar um trabalho de orientação técnica sobre a Política de Gestão de Riscos e a Metodologia de Gerenciamento de Riscos do Poder Executivo Estadual.

“O gerenciamento de riscos nas instituições é fundamental para apoiar a tomada de decisão por parte do gestor de forma a reduzir as ameaças que possam impactar na entrega dos serviços e produtos à sociedade”, explicou a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz.

Durante a reunião, o auditor Wescley Silva apresentou os principais conceitos, normativos e os benefícios da implantação da metodologia de gerenciamento de riscos nas organizações. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado está desenvolvendo um projeto interno com a finalidade de colocar em prática as ações voltadas para o gerenciamento de riscos na setorial.

O que é o gerenciamento de risco e quais seus benefícios?

É um processo contínuo que consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar eventos capazes de afetar os objetivos, processos de trabalho e projetos da organização. Tem como principais benefícios:

– Preparar a organização para, em determinadas situações, se antecipar na escolha das alternativas mais viáveis a fim de que determinada ocorrência negativa seja minimizada ou até mesmo evitada;
– Apoiar o gestor na tomada de decisões;
– Otimizar a alocação de recursos a fim de alcançar os objetivos institucionais;
– Estimular a transparência organizacional e contribuir para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos;
– Comunicar e engajar adequadamente os dirigentes e o corpo funcional.

Legislação

Política de Gestão de Riscos – Decreto Estadual nº 33.805/2020
Metodologia de Gerenciamento de Riscos do Poder Executivo Estadual – Portaria CGE nº 05/2021

Fonte:

CGE-CE