CGE-CE homenageia ouvidorias com melhor desempenho em 2024

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) promoveu, na terça-feira (29), um momento de celebração e reconhecimento no Museu da Imagem e do Som (MIS). Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo compromisso com um serviço público de excelência, mais de 130 profissionais se reuniram para homenagear as Ouvidorias setoriais do Governo do Estado que mais se destacaram ao longo de 2024. 

O evento integrou a II Reunião da Rede de Ouvidorias de 2025 e teve como ponto alto a entrega das homenagens às ouvidorias com melhor desempenho na Avaliação de 2024. Premiadas nas categorias Ouro e Prata, as ouvidorias reconhecidas simbolizam o esforço coletivo pela escuta sensível, pela mediação qualificada e pelo atendimento cidadão que transforma realidades.  

As premiações foram entregues pelo secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Eduardo Sávio Martins, pelo secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, e pelo secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley Sousa. 

Categoria Ouro 

Foram homenageadas com a categoria Ouro as seguintes instituições: a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP); a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE); a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE); a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME); o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE); a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE); a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA); a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS); a Secretaria da Cultura (SECULT); a Secretaria das Mulheres (SEM); a Secretaria do Trabalho (SET); e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). 

Categoria Prata

Foram homenageadas com a categoria prata as seguintes instituições: a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI); a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE); a Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE); a Casa Civil (CC); as Centrais de Abastecimento do Ceará (CEASA); a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (METROFOR); a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A); a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH); o Conselho Estadual de Educação (CEE); a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE); a Controladoria Geral de Disciplina (CGD); o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN); e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE).

Também foram agraciadas na categoria prata: a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE); a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE); a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CEARAPREV); a Fundação de Teleducação do Ceará (FUNTELC); a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC); a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE); o Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC); o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), a Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP); a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPIN); a Secretaria da Educação (SEDUC); a Secretaria da Fazenda (SEFAZ); a Secretaria das Cidades (CIDADES); a Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH); a Secretaria da Infraestrutura (SEINFRA); e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Foram agraciadas ainda a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag); a Secretaria da Proteção Social (SPS); a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); a Secretaria da Saúde (Sesa); a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); a Secretaria do Esporte (Sesporte); a Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA); a Secretaria do Turismo (Setur); a Superintendência de Obras Públicas (SOP); a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp); a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); e a Vice-Governadoria (Vicegov).

Mais do que reconhecer desempenhos, a cerimônia foi um tributo à dedicação, à eficiência e à incansável busca por um serviço público mais humano, transparente e acessível. Ao celebrar as melhores práticas de ouvidoria, a CGE reafirma seu compromisso com a valorização da cultura da escuta qualificada — uma escuta que acolhe, compreende e impulsiona melhorias concretas na gestão pública.  

A Avaliação de Desempenho das Ouvidorias é realizada anualmente pela CGE e leva em conta critérios como resolutividade, prazo de resposta e qualidade das manifestações respondidas aos cidadãos.  

 Crédito de imagens: Hiane Braun.

Fonte:

CGE-CE

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.