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CGE-CE fortalece canais de Ouvidoria e Transparência do Estado
Ao longo de 2021, a CGE investiu no fortalecimento das atividades desempenhadas pelas ouvidoriais setoriais e na capacitação dos profissionais estaduais
Buscando otimizar a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos por meio do Governo do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) investiu, ao longo do ano de 2021, em ações de fortalecimento das atividades desempenhadas pelas ouvidoriais setoriais e de capacitação dos profissionais que atuam no serviço. Uma dessas ações foi a aplicação da pesquisa de avaliação dos serviços públicos do Governo do Estado do Ceará, que teve como objetivo de promover a melhoria dos serviços e políticas públicas estaduais por meio de uma avaliação criteriosa de qualidade realizada pelos cidadãos.
Ao todo, foram aplicadas seis pesquisas, em serviços disponibilizados por quatro órgãos estaduais. Foram eles: SPS, Sema, Sefaz e Sesa. Com a realização das pesquisas, a CGE aproveitou para disponibilizar as setoriais o Manual de Avaliação dos Serviços Públicos, que tem como objetivo auxiliar as Ouvidorias no processo de aplicação de avaliações de seus respectivos órgãos. Além do Manual, foi disponibilizado pela a CGE, a Cartilha Como usar a Linguagem Simples, que busca fomentar o uso de uma linguagem mais objetivo e de fácil compreensão pelos cidadãos.
Marcaram ainda esse ano, a realização da Avaliação do Serviço de Ouvidoria durante a pandemia, as Oficinas de Padronização dos Serviços Públicos; a realização da IV Certificação em Ouvidoria; o Curso Introdutório de Avaliação de Serviços; a atualização de Cartas de Serviços dos órgãos e entidades; a reformulação dos critérios e procedimentos da avaliação do Sistema de Qualidade de Atendimento de Ouvidoria no âmbito da Central 155; a Oficina de orientação e categorização de manifestações Especiais de Ouvidoria; e o Programa de Fonoaudiologia da Central 155, realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).
Isso sem falar que ainda em 2021, a CGE ficou em 3º lugar da CGE no Concurso de Boas Práticas da CGU, com a ação “A Transparência da Participação Cidadã nas Ações de Combate ao Coronavírus” e também assumiu a Secretária Executiva da Rede Cearense de Ouvidorias (Rede Ouvir).
Destaque em transparência pública
Em março desse ano, o Estado do Ceará foi apontado como um dos mais transparentes do país, recebendo pontuação máxima na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU). O ranking avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelos entes federativos brasileiros, e contou com a participação de 27 estados e 665 municípios.
Motivada pelo bom resultado obtido pelo Ceará, a CGE continuou fortalecer transparência pública no Ceará e otimizar os canais de acesso à informação do Estado. Em dezembro desse ano, o órgão promoveu a 2ª edição do Hackathon Inteligência Cidadão, que teve como objetivo buscar ideias inovadoras para a interpretação e visualização dos dados disponibilizados na plataforma Ceará Transparente.
Fonte:
CGE-CE